Consultor da OMS elogia projetos da UFMG

23 de novembro de 2009

publicado

O consultor se reuniu com o reitor Ronaldo Pena na última sexta-feira

A UFMG recebeu, ao longo desta semana, o pesquisador Christian Nsanzabana, consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da visita foi avaliar os impactos dos programas da OMS no Brasil e estudar a possibilidade de ampliação da parceria com a Universidade para o desenvolvimento de projetos.

Ontem, último dia da visita, Christian Nsanzabana se reuniu com o reitor Ronaldo Pena, com o pró-reitor de Pesquisa, Carlos Alberto Tavares, e com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Andréa Macedo, que o acompanhou pelos laboratórios da Universidade.

O consultor se disse surpreso com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na UFMG. “Os projetos têm nível internacional e precisam se estender internacionalmente”, afirmou. Como exemplos ele citou as pesquisas relacionadas à doença de chagas e à leishmaniose em andamento no ICB.

A UFMG foi escolhida para receber o consultor por ser a instituição brasileira que mais recebeu recursos da Organização nos últimos meses. De acordo com Christian Nsanzabana, essa foi a primeira vez que a OMS enviou um consultor pessoalmente para avaliar o andamento dos programas em um país.

A professora Andréa Macedo ressaltou que os recursos da OMS são importantes porque viabilizam a criação de novos grupos e o desenvolvimento de novos trabalhos na Universidade. “O uso dos recursos é simplificado, é uma forma diferenciada de apoiar a pesquisa”, salientou.

Redação: Cedecom

Foto: Foca Lisboa