Coral da Faculdade de Medicina lança seu primeiro Coro Virtual

Gravado com cada participante em sua casa, a música escolhida foi A Gaelic Blessing (Deep Peace) de John Milford Rutter.

05 de novembro de 2020 - , ,

O Coral da Faculdade de Medicina da UFMG lançou seu primeiro Coro Virtual, gravado com cada participante em sua casa. Participaram cerca de 45 pessoas, de Regente titular e direção-geral à baixista.

Como grande parte da população, o Coral vem trabalhando através de recursos que possibilitam encontros à distância. A gravação superou desafios, desde a escolha da música até o produto final. “Os cantores tiveram que aprender a ouvir sua própria voz num dispositivo eletrônico, adaptando afinação, intensidade vocal, forma de articular o texto, aprendendo uma nova forma de cantar. Muitas vezes para alcançar um áudio e imagem satisfatórios, é preciso repetir 10, 15, 20 vezes e a cada repetição.” Conta Riane Menezes, maestrina do coral.

Assista:

Apesar dos problemas como ruído externo na captação do áudio, os profissionais conseguiram superar esse desafio. “Ao superar as dificuldades, cada cantor foi se redescobrindo e fazendo do desafio um grande aprendizado. Trouxe muita satisfação principalmente pela mensagem de paz que queríamos transmitir”, se alegra Riane.

A música apresentada foi A Gaelic Blessing (Deep Peace), de John Milford Rutter. Composta em Inglês e baseada em uma “velha runa gálica” acrescida de uma linha que menciona Jesus e a palavra amém para torná-la também um hino cristão.