CPER promove roda de conversa sobre equidade racial e de gênero na pós-graduação


09 de dezembro de 2025 - , , ,


Professore Rodrigo Ednilson de Jesus da Faculdade de Educação (FAE), e professor Marco Aurélio Prado Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG

Nesta terça-feira, 09 de dezembro, aconteceu no Auditório Maria Sinno, da Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG) a roda de conversa “Por uma pós-graduação livre de discriminações: construindo o ensino com equidade racial e de gênero”. O evento foi realizado com a colaboração dos Programas de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Enfermagem, Gestão de Serviços de Saúde, Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, e Saúde Pública do Campus Saúde, com a Comissão de Enfrentamento ao Racismo (CPER) da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenada pelo professor Ualisson Nascimento.

A mesa de abertura foi composta pela vice-diretora da EEUFMG, professora Simone Cardoso; pela diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury, pelo pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor Eduardo Soares, e a coordenadora geral do centro de pós-graduação da Faculdade de Medicina, professora Ana Cristina Simões. 

Em sua fala a professora Alamanda, reforçou a necessidade de espaços de conversa e de abertura para a discussão de gênero e raça, como método de avançar as políticas de equidade, “são momentos como estes que nos fazem refletir e pensar em escolhas para fortalecer estas pessoas, no espaço acadêmico”. 

O professor Eduardo Soares, parabenizou a iniciativa do evento e reiterou o compromisso da reitoria na equidade racial e de gênero, com a formação de cursos e comissões, “nosso papel é de fato colocar a UFMG no topo destas questões”.

A palestra foi ministrada pelos professores Rodrigo Ednilson de Jesus da Faculdade de Educação (FAE), e Marco Aurélio Prado, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). 


Galeria