Acesso interno

Cirurgia e Oftalmologia

Docentes

Permanentes

AGNALDO LOPES DA SILVA FILHO


Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade  de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG).  Graduação em Medicina pela UFMG (1995), Residência Médica em Cirurgia  Geral e do Trauma na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG (1996-1998) e em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das  Clínicas da UFMG (1999-2000), Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e  Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  (2004) e Pós-Doutoramento pela Universidade do Porto, Portugal (2007-2009). Presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de  Ginecologia e Obstetrícia), Vice-presidente da Região Sudeste da  Associação Médica Brasileira (AMB). Líder do grupo de pesquisa em Biologia  molecular e imunologia do câncer ginecológico. Prestou consultoria ad hoc  para cerca de 30 revistas internacionais, além de ser editor associado da  RBGO Gynecology and Obstetrics e Femina.  


Temas de interesse:

Ginecologia oncológica

Cirurgia Ginecológica

Sangramento uterino anormal


Linhas de Pesquisa:

Abordagem molecular e imunológica das neoplasias ginecológicas · Aplicações da bioengenharia e computação em Ginecologia. · Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos associados à cirurgia  pélvica feminina


http://lattes.cnpq.br/6958241665808406


AGNALDO SOARES LIMA


Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina (1987) pela UFMG. Mestrado em Cirurgia pela UFMG (1995) e Doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela UFMG (2004). Fellow em Transplante de Órgãos na Universidade de Strasbourg – França (1991-1993). Coordenador do Grupo de Transplante do Instituto Alfa de Gastroenterologia. Foi Coordenador do Departamento de Fígado da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), gestão 2010-2011. Ocupou o cargo de 2o secretário na Diretoria da ABTO na gestão 2013-2015. Atualmente é membro do Departamento de Fígado da ABTO, na gestão 2016-2017. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), onde ocupou o cargo de Mestre no Capítulo de Minas Gerais do CBC (2012-2013). Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, onde ocupa o cargo de Presidente Regional de Minas Gerais.


Temas de interesse: Transplante hepático, cirurgia hepática de tumores, transplante de outros órgãos do aparelho digestivo e cirurgia do aparelho digestivo.


Linhas de Pesquisa: Resposta Sistêmica a Transplantes de Órgãos e Tecidos, Bases Moleculares e Fisiopatológicas de Neoplasias


http://lattes.cnpq.br/0007851794401916


ALEXANDRE VARELLA GIANNETTI


Professor Adjunto IV do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1986), Residência Médica em Neurocirurgia no HC-UFMG (1991), Mestrado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997), Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela UFMG (2009) e Pós-doutorado na Columbia University e Weill Cornell em Nova York (EUA, 2013). Fez formação complementar em Neurocirurgia Geral em Strasbourg (França), Zurich (Suiça) e Hannover (Alemanha) e Neurocirurgia Funcional em Montreal (Canadá) e Houston (EUA). É médico neurocirurgião do Hospital das Clínicas da UFMG e dos Hospitais Mater Dei e Vera Cruz.


Temas de interesse: Neurocirurgia pediátrica, neurotraumatologia, neuroendoscopia, cirurgia de epilepsia, estereotáxica e de base do crânio.


Linhas de Pesquisa: Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas; Correlação entre Imagem, Morfologia e Fisiopatologia Cirúrgicas .


http://lattes.cnpq.br/3379815943910747


ANDY PETROIANU



Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela UFMG (1976), Mestrado em Cirurgia pela UFMG (1981), Mestrado em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biológicas (1983), Doutorado em Cirurgia pela UFMG (1985) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1998), Docência Livre em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1990), Docência Livre em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (1992), Fellow em Cirurgia pela State University of New York (1986-1987). Bolsa de Pesquisa do CNPq em nível 1 A e B desde 1981. Coordenador do Comitê Assessor da Medicina III CNPq (2013-2015); Consultor da Medicina I e III da CAPES (2008-atual); Membro do Comitê Assessor da Saúde FAPEMIG (2013). Líder do Grupo de Pesquisa Avanços em Medicina, vinculado ao CNPq, desde 1987. Coordenador da Liga Acadêmica de Anatomia Cirúrgica da UFMG, desde 2010.


Temas de interesse: Cirurgia Geral, Gastroenterológica e Oncológica, esplenectomia, baço, hipertensão porta, cicatrização, motilidade de músculo liso e transplante de órgãos e tecidos.


Linhas de Pesquisa: Fatores Intervenientes na Cicatrização; Correlação entre Imagem, Morfologia e Fisiopatologia Cirúrgicas; Modelos Clínicos e Experimentais em Técnica Cirúrgica.


http://lattes.cnpq.br/2994208795860340

ANTONIO LACERDA FILHO



Professor Associado III do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela UFMG (1986), Mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG (1994), Doutorado em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG (2004). É Membro do Grupo de Coloproctologia e Intestino Delgado do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e International Fellow da American Society of Colorectal Surgeons. Foi presidente da Sociedade Mineira de Coloproctologia (2000-2002) e é membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.


Temas de interesse: Cirurgia Coloproctológica, câncer colorretal; doenças inflamatórias intestinais; cirurgia minimamente invasiva; distúrbios da defecação e cirurgias orificiais.


Linhas de Pesquisa: Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas; Bases Moleculares e Fisiopatológicas de Neoplasias


http://lattes.cnpq.br/9613048243963288


AUGUSTO BARBOSA REIS



Professor Adjunto IV do Departamento de Cirurgia (CIR) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Fisiologia e Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atualmente é Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital das Clínicas da UFMG, Ebserh, Presidente do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde, Vice-Chefe do Serviço de Urologia do HC UFMG / Ebserh, Andrologista do Serviço de Reprodução Humana do HC da UFMG / Ebserh e Colaborador do LABER no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica, atuando principalmente nos seguintes temas: infertilidade masculina, reprodução humana, testis, azoospermia e parâmetros seminais.


Linhas de pesquisa: Modelos clínicos e experimentais em técnica cirúrgica Repercussões locais e sistêmicas a lesões teciduais e a fármacos aplicados em cirurgia


http://lattes.cnpq.br/0652732068193932


CLÁUDIO LÉO GELAPE



É graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1994), especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo (1997) com residência médica no Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), especialista em Cirurgia Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia-MEC (2001). Possui experiência em transplante cardíaco, cirurgias cardíacas congênitas, cirurgias valvares e coronarianas, TAVI (implante de válvula percutânea), marcapassos, ressincronizadores, sendo Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2009) e Membro Especialista pelo Departamento de Estimulação cardíaca da SBCCV (2010). Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2007) em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG. Pós-doutorado em tratamento da insuficiência cardíaca e transplantes cardíacos/coração artificial pela Miller School of Medicine (2011). Atuou como Professor Visitante e cirurgião cardiovascular do University Hospital, Cleveland, Ohio, USA (2013). Participa da Coordenação do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFMG dede 2004. É Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG (2009). Desenvolve atividades didáticas na graduação, residência médica e pós-graduação. Orienta acadêmicos como coordenador docente da Liga em Cirurgia Cardíaca, coordenador do Internato em Cirurgia Cardiovascular do HC-UFMG e subcoordenador da disciplina optativa/projeto de iniciação à docência, Logosofia e Humanização na Área da Saúde (2019). Coordena e participa de diversos projetos de pesquisa nas linhas de cicatrização e resposta inflamatória a agressão tecidual, com ênfase em transplantes, doenças valvares e tratamento cirúrgico da endocardite infecciosa.


Linha de pesquisa: Epidemiologia, diagnóstico, fisiopatologia e tratamento das cardiopatias: Estudar a epidemiologia, prevenção, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico e tratamento das cardiopatias.


http://lattes.cnpq.br/8396316426581178


CRISTIANO XAVIER LIMA



Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela UFMG (1992), mestrado em Cirurgia pela UFMG (2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (2010). Fellow em Cirurgia Hepatobiliar e Transplante hepático no Hospital Paul Brousse – Paris (1996). É membro do Grupo de Fígado, Pâncreas, Vias Biliares e Baço do Instituto Alfa de Gastroenterologia do HC-UFMG.


Temas de interesse: Transplantes de órgãos, inflamação ( em especial – hepatopatias agudas, sepse e lesão de reperfusão).


Linhas de Pesquisa: Resposta Sistêmica a Transplantes de Órgãos e Tecidos; Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia


http://lattes.cnpq.br/3949005798006655


DANIEL VITOR DE VASCONCELOS SANTOS



Professor Adjunto de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela UFMG (1995-2000), Doutorado em Oftalmologia (2004-2007) pela UFMG e Pós-Doutorado em Doenças Inflamatórias Oculares e Patologia Oftálmica pelo Doheny Eye Institute/University of Southern California (Los Angeles, CA). Preceptor das residências médicas de Oftalmologia do Hospital São Geraldo / HC-UFMG e de Patologia do HC-UFMG, além de coordenador clínico do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG e chefe do Setor de Uveítes do Hospital São Geraldo / HC-UFMG. Atua como membro eleito do International Uveitis Study Group (IUSG) e da American Uveitis Society (AUS), sendo também integrante do conselho da International Ocular Inflammation Society (IOIS) e consultor internacional do Curso de Ciências Básicas e Clínicas (Seção 9 – Inflamação Intraocular e Uveíte) da American Academy of Ophthalmology (AAO).


Temas de Interesse: Inflamação ocular, Uveíte, Retina, Imunologia, Patologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Telessaúde


Linha de Pesquisa: Resposta Morfofuncional do Sistema Visual a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos


http://lattes.cnpq.br/6549490172548343

GALTON CARVALHO VASCONCELOS



Professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FM-UFMG, fez aperfeiçoamento em Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo no Wilmer Eye Institute, The Johns Hopkins Hospital, EUA (1997); doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001); especialização em Visão Subnormal pelo Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais, HSG-HC/UFMG (2002); pós-doutorado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (2018). É Coordenador do Setor de Estrabismo do Hospital São Geraldo- Hospital das Clínicas UFMG e do Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo do HC-UFMG; Coordenador da Residência médica em Oftalmologia do Hospital São Geraldo do HC-UFMG. Presidente do Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE) no biênio 2009-2011; presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) no biênio 2017-2019; membro do conselho administrativo e editor do “International Strabismological Association” (ISA)” gestão 2018-2022; presidente da Sociedade Pan-americana de Baixa Visão no biênio 2017-2019. Vice-coordenador do Comitê de Baixa Visão da Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo 2014-2018.


Temas de interesse: Cirurgia do estrabismo horizontal e vertical, técnica da sutura ajustável, estrabismo Restritivo, miopatias não restritivas, nistagmo, tratamento farmacológico do estrabismo (toxina botulínica e outras) habilitação e reabilitação da criança com baixa visão.


Linhas de Pesquisa: Miopatia restritiva da orbitopatia de graves; Toxoplasmose Congênita; Estudo dos processos de habilitação visual e emetropização de crianças com baixa visão secundárias a catarata congênita, retinopatia da prematuridade, toxoplasmose congênita, glaucoma congênito e paralisia cerebral; Cirurgia ajustável em Estrabismo; Cirurgia de estrabismo.


http://lattes.cnpq.br/8491385040596497


IVANA DUVAL DE ARAUJO



Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Medicina pela UFMG (1989), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Luxemburgo, Mestrado em Cirurgia pela UFMG (1993) e Doutorado em Cirurgia pela UFMG (1996). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Cirurgia Experimental (certificado pelo CNPq).


Temas de interesse: Alterações Locais e Sistêmicas nas Peritonite, Fatores Intervenientes na Cicatrização dos Tecidos e Resposta Motora e Secretora Gástrica na Infecção Experimental por Bactérias Espiraladas Gástricas, principalmente em modelos experimentais das doenças cirúrgicas.


Linhas de Pesquisa: Fatores intervenientes na cicatrização; Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia; Modelos Clínicos e Experimentais em Técnica Cirúrgica


http://lattes.cnpq.br/4339782894562396

FERNANDO MARCOS DOS REIS



Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG e colaborador/visitante  nas Universidades de Florença e Paris. Pesquisador 1A do CNPq e membro  do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)  Hormônios e Saúde da Mulher. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de  Udine, Itália (1998-2000) e obteve a Livre Docência pela Universidade de São  Paulo (2012). Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas  Gerais (UFMG) em 1991, concluiu Mestrado em Ciências Biológicas  (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1994), Residência Médica em  Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas  Gerais (1994), Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio  Grande do Sul (1998). Foi Coordenador do Curso de Medicina da UFMG  entre 2010 e 2012. Foi também coordenador do Centro de Graduação e do  Centro de Pesquisa da unidade acadêmica, onde atualmente é membro do  Núcleo Docente Estruturante. No Hospital das Clínicas da UFMG, coordenou  a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (2007-2009), é  responsável desde 2002 pelo Ambulatório de Endocrinologia Ginecológica e  atual coordenador médico do Setor de Reprodução Humana. Concluiu 17  orientações de doutorado e 5 supervisões de pós-doutorado, além de 28  orientações de mestrado e 29 de iniciação científica. Prestou consultoria ad  hoc para mais de 50 revistas internacionais e várias agências de fomento.  Recentemente serviu como editor associado da Human Reproduction Update  e atualmente é editor associado do Journal of Endometriosis e editor  seccional da Reproductive BioMedicine Online. 


Temas de Interesse:

Endometriose, leiomiomas uterinos, angiotensina-(1-7), síndrome dos ovários  policísticos, ativina A.  


Linhas de Pesquisa:

Mecanismos moleculares de doenças uterinas benignas

Peptídeos ovarianos, foliculogênese e distúrbios da ovulação


http://lattes.cnpq.br/3201214049358628


LUIZ RONALDO ALBERTI


Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Ceigastro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Mestrado em 2003 e Doutorado em 2005 pela UFMG. Possui formação em Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Gastroenterologia e Endoscopia (todas especialidades com Título de Especialista). Research Fellow em Ultrassonografia endoscópica pela University of Montreal, Montreal, Canada em 2017. Professor e Orientador – Docente Permanente do Programa de Pós-graduação strictu sensu do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Consultor adhoc do CNPq, FAPEMIG, FAPESB e UFRN. Editor de 10 revistas científicas e revisor de 33 revistas. Publicação de 173 artigos científicos e 13 capítulos de livros. Possui 25 orientações concluídas de mestrado e 3 de doutorado além de 15 de iniciação científica. Orienta atualmente 9 alunos de mestrado e 2 de doutorado.


Temas de interesse: Cirurgia Geral e Pediátrica, Gastroenterologia e Endoscopia.


Linha de Pesquisa: Gastroenterologia/Endoscopia, Cirurgia Experimental e Medicina Laboratorial, Aspectos fisiopatológicos em cicatrização, Função do sistema mononuclear fagocitário, Oncologia Clínica e Cirúrgica.


http://lattes.cnpq.br/4170480157675812


MARIA ISABEL TOULSON DAVISSON CORREIA



Professora Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Cirurgia pela UFMG (1997) e Doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center, em 2008 com bolsa da CAPES. É co-editora chefe da revista Nutrition, membro do conselho editorial das revistas Clinical Nutrition, Current Opinion in Metabolic and Nutrition Care, Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Revista Médica de Minas Gerais e revisora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Recebe bolsa de Incentivo à Pesquisa do CNPq em nível 2.


Temas de interesse: Desnutrição, cirurgia e terapia nutricional, com enfoque especial em transplante hepático, câncer, metabolismo e nutrientes específicos como arginina, glutamina, citrulina e probióticos.


Linhas de Pesquisa: Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia; Resposta Sistêmica a Transplantes de Órgãos e Tecidos


http://lattes.cnpq.br/9525506968461169


MARCELO DIAS SANCHES


Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). SubCoordenador do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, Coordenador do Grupo de Fígado, Pâncreas, Vias Biliares e Baço do IAG HC-UFMG, Coordenador do Programa de Transplante de Pâncreas do IAG HC-UFMG. Titular Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Titular da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e Titular do International Relations Committee da Americas Hepato-Pancreato-Biliary Association (AHPBA).


Temas de interesse: Ablação por radiofrequência de tumores, drenagem biliar percutânea trans-hepática, lesão de isquemia e reperfusão, oxigenoterapia hiperbárica, transplante de fígado, transplante de pâncreas.


Linhas de Pesquisa: Resposta Sistêmica a Transplantes de Órgãos e Tecidos; Bases Moleculares e Fisiopatológicas de Neoplasias


http://lattes.cnpq.br/9039210559942842


MARCELO HENRIQUE MAMEDE LEWER


Professor Titular do Departamento de Imagem e Anatomia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Residência em Medicina Nuclear (1996) e Doutorado em Medicina Nuclear – Kyoto University (2004). Pós-doutorado no NIH (National Institutes of Health) (2005) e no Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School (2006-2007).


Temas de Interesse: Medicina nuclear, PET/CT em oncologia.


Linhas de Pesquisa: Bases Moleculares de Neoplasias; Correlação entre Imagem, Morfologia e Fisiopatologia Cirúrgicas.


http://lattes.cnpq.br/4594174520904857


MARCELO MAGALDI RIBEIRO DE OLIVEIRA


Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Cirurgia – UFMG(2003) e Doutorado em Cirurgia-UFMG (2006). Fellowship em cirurgia de tumores cerebrais e cirurgia da epilepsia – Hospital Sainte Anne – Paris, França (1998). Fellowship em radiocirurgia – Universidade da Virginia, EUA (1999). Fellowship em neurocirurgia pediátrica – Universidade da Columbia Britânica, Canadá (2001). Pós – doutorado em metabolomicae biobanco – Ecogene 21, Canada (2011). É neurocirurgião, Professor associado na Universidade de Montreal, Canada. Pesquisador do laboratório de simulação neurocirúrgica da Universidade McGill, Canadá. Diretor cientifico do laboratório de simulaçao neurocirúrgica do Hospital Batista – Universidade do Norte da Florida, EUA.


Temas de Interesse: Neurocirurgia, cirurgia vascular intracraniana; by-pass microvascular, modelos de simulação em técnica microcirurgica, cirurgia e sistemas hemodinâmicos.


Linhas de Pesquisa: Modelos Clínicos e Experimentais em Técnica Cirúrgica; Correlação entre Imagem, Morfologia e Fisiopatologia Cirúrgicas, espectroscopia de Raman e alterações moleculares de patologias neurológicas.


http://lattes.cnpq.br/8824867434747325


MARCIO BITTAR NEHEMY


Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1977); Curso de especialização em Oftalmologia e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Chefe do Serviço de Retina e Vítreo do Hospital São Geraldo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; Diretor-presidente do Instituto da Visão de Belo Horizonte. É vice-presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) (1998-1999); membro do Board Internacional da Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS)(2002-2004); Membro do Board Internacional da Sociedade Européia de Retina e Vítreo (EVRS) (2007-2009); Delegado Brasileiro na Sociedade Panamericana de Oftalmologia (1995-1998) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2007-2009). Faz parte do Corpo Editorial da revista International Journal of Retina and Vitreous.


Temas de interesse: Degeneração Macular Relacionada à Idade, Células-tronco em Oftalmologia e Cirurgia Vitreorretiniana.


Linha de Pesquisa: Resposta Morfofuncional do Sistema Visual a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.


http://lattes.cnpq.br/8252965398850484


MARCO ANTONIO PERCOPE DE ANDRADE



Professor Associado do Departamento de Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação em Medicina pela UFMG (1978), Mestrado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2002). Especialização em Cirurgia do Joelho em Lyon – França. Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (2003-2004). Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 2015.


Temas de Interesse: Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do joelho, Artroplastia do joelho, Cirurgia do ligamento cruzado anterior e do ligamento femoro-patelar.


Linhas de Pesquisa: Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas; Correlação entre Imagem, Morfologia e Fisiopatologia Cirúrgicas


http://lattes.cnpq.br/5537510377558805

MARCO AURELIO LANA PEIXOTO


Professor Titular de Neuro-Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui Graduação em Medicina pela UFMG, especialização em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da UFMG, especialização em Neurologia pela University of Alabama, especialização em Neuropatologia pela Saint Louis University, Mestrado em Neuroanatomia pela Saint Louis University e Doutorado em Oftalmologia pela UFMG. Fundador e Presidente do Brazilian Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (BCTRIMS); Membro Fundador e Presidente do Latin American Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (LACTRIMS). Coordenador do Departamento de Neuro-Oftalmologia e do Centro de Investigação e Tratamento da Esclerose Múltipla da UFMG (CIEM).


Temas de interesse: Neuro-Oftalmologia, neurite óptica, neuropatias ópticas, esclerose múltipla, neuromielite óptica, perda de visão, dor ocular e cefaléia.


Linha de Pesquisa: Resposta Morfofuncional do Sistema Visual a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos


http://lattes.cnpq.br/8970630770140697


RENATO SANTIAGO GOMEZ



Professor Titular do Departamento de CIrurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação em Medicina pela UFMG (1992), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1995) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (2000). Pós-doutorado na Cornell University, Nova York, EUA (2006-2007). Atualmente é Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Recebe bolsa de Incentivo à Pesquisa do CNPq em nível 2.


Temas de interesse: Farmacologia, com ênfase no efeito de anestésicos gerais na transmissão colinérgica, catecolaminérgica e gabaérgica.


Linha de Pesquisa: Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia


http://lattes.cnpq.br/1484414548820375

SEBASTIÃO CRONEMBERGER SOBRINHO



 Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Livre-Docente pela UNIFESP. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1974), Doutorado em Oftalmologia pela UFMG (1979) e Pós-Doutorado nos Estados Unidos (1994). Chefe do Serviço de Glaucoma do Hospital São Geraldo (Hospital das Clínicas) desde Julho de 1997. Líder do Grupo de Pesquisas Imaginologia em Oftalmologia, vinculado ao CNPq. Membro Titular da Cadeira 27 da Academia Mineira de Medicina. Em 2016, publicou na Apple o ibook Diagnosis and Management of Glaucoma. Membro do Corpo Editorial dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e da Revista Brasileira de Oftalmologia. Mentor Global da ARVO (2016-17).


Temas de Interesse: Oftalmologia, nas áreas de glaucoma, catarata, biomicroscopia ultra-sônica, trabeculectomia, implante valvular, hipotonia ocular e campo visual.


Linha de Pesquisa: Resposta Morfofuncional do Sistema Visual a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos


http://lattes.cnpq.br/2028904344042798


TARCIZO AFONSO NUNES



Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação pela Faculdade de Medicina da UFMG (1971), Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFMG (1977). Doutorado em Cirurgia Abdominal pela UFMG (1992). Chefe do Departamento de Cirurgia por seis anos. Eleito Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia por três mandatos consecutivos. Eleito Diretor da Faculdade de Medicina (2014 a 2018).


Temas de interesse: Cirurgia Geral, hipertensão porta, oxigenioterapia hiperbárica, cirurgia oncológica, hérnias da parede abdominal.


Linhas de Pesquisa: Fatores intervenientes na cicatrização, Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas.


http://lattes.cnpq.br/0245309124195779

TULIO PINHO NAVARRO


Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Medicina pela UFMG (1990). Residência Médica em Cirurgia Geral (1990-1992) e em Cirurgia Cardiovascular (1992-1994) no Hospital das Clínicas da UFMG. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG (2005). Coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da UFMG e do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves (Belo Horizonte-MG).


Temas de interesse: Cirurgia Vascular, Angiorradiologia, Ecodoppler,  Cirurgia Endovascular, Afecções da Aorta e Feridas.


Linhas de Pesquisa: Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas;  Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia


http://lattes.cnpq.br/3190058424608794


VIVIAN RESENDE


Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), Mestrado em Morfologia pela UFMG (1997) e Doutorado em Cirurgia pela UFMG (1999). Pós-doutorado na Universidade de Strasbourg (Hospital de Hautepierre) – Cirurgia Hepatobiliopancreática e Transplante de Órgãos (2004- 2005) e Imperial College Healthcare NHS Trust (2010-2011). Membro do Grupo de Fígado, Vias Biliares, Pâncreas e Baço do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG) do Hospital das Clínicas da UFMG. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (2016-2018).


Temas de interesse: Cirurgia digestiva, trauma, biomarcadores moleculares no câncer hepatobiliopancreático e medicina regenerativa.


Linhas de Pesquisa: Fatores Intervenientes na Cicatrização; Bases Moleculares e Fisiopatológicas de Neoplasias


http://lattes.cnpq.br/1290681403759825


WANESSA TRINDADE CLEMENTE



Professora Adjunta do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG. Médica e Mestre em Parasitologia Médica e Medico-Veterinária pelo ICB. Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela FM/UFMG. Pós-doutorado: a) Universidad de Cordoba, España (2011). Infecciones en trasplantes de organos sólidos. b) NHSBT National Health Service in Blood & Transplantation. Colindale London United Kingdom (2016). Quality and Safety in Transplantation. Coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG. Membro do Serviço de Transplante de Digestivo (Fígado e Pâncreas) do HC-UFMG. Membro da Comissão de Infecção de Transplante (COINT) da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Consultor do Ministério da Saúde – Camara Técnica Nacional de Infecção em Transplante (Portaria no. 1144 2013).


Área de interesse: infecções em transplante de órgãos sólidos, infecções relacionadas a assistência a saúde, doenças endêmicas, resistência microbiana, risco ocupacional e qualidade e segurança em assistência a saúde.


Linhas de Pesquisa: Resposta Sistêmica a Transplantes de Órgãos e Tecidos, Repercussões Locais e Sistêmicas a Lesões Teciduais e a Fármacos Aplicados em Cirurgia.


http://lattes.cnpq.br/0691862332352884


Colaboradores

ROBERTO EUSTÁQUIO SANTOS GUIMARÃES



Livre-Docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor Convidado do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Fez graduação em Medicina pela UFMG (1967) e Residência Médicia em Otorrinolaringologia pela Clínica Professor José Kós do Rio de Janeiro (1969). Doutorado em Medicina-Cirurgia pela UFMG (1992). Fellow em Otologia na Universidade de Bordeaux – France (1970). Fellow em Rinologia na Universidade de Bordeaux – France(1980), Fellow em Sinus Surgery and Skull Base Surgery pela University of Adelaide & Flinders University of South Australia (2007). Membro do corpo editorial da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, Revista Médica de Minas Gerais, Arquivos de Otorrinolaringologia( USP-SP) e revisor do Laryngoscope.


Temas de interesse: Otorrinolaringologia, com ênfase na sub-área de Rinologia, cirurgia Otorrinolaringológica e da Base do Crânio.


Linha de Pesquisa: Repercussões Morfofuncionais a Técnicas Minimamente Invasivas.


http://lattes.cnpq.br/2156233396351766