Acesso interno

Ciências Fonoaudiológicas

Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Saúde Funcional em fonoaudiologia

Linhas de Pesquisa

Ancorados na saúde funcional e nas áreas da fonoaudiologia, foram criadas quatro linhas de pesquisa, todas englobando os preceitos das atividades funcionais da Comunicação Humana, objetivando diminuir as limitações, e evitar a restrição da participação social dos indivíduos.

A. Saúde Funcional em voz e desempenho comunicativo
B. Saúde Funcional em motricidade orofacial e disfagia
C. Saúde Funcional em linguagem, audição e equilíbrio
D. Políticas públicas e epidemiologia

A. Saúde Funcional em voz e desempenho comunicativo:

Esta linha de pesquisa focaliza na saúde funcional da produção da voz e no desempenho da comunicação, estudando a promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação da voz, a fim de garantir a qualidade de vida e autonomia para o pleno exercício da cidadania, com ações baseadas nos ciclos de vida, e considerando as diferenças de gêneros e as necessidades específicas das populações.

Docentes participantes: Adriane Mesquita de Medeiros, Ana Cristina Côrtes Gama, Letícia Caldas Teixeira e Marco Aurélio Rocha Santos.

B. Saúde Funcional em motricidade orofacial e disfagia:

Tendo como foco a saúde Funcional nas áreas da motricidade orofacial e da deglutição, esta linha de pesquisa busca, baseado em diferentes vertentes teóricas e metodológicas pertencentes às distintas áreas do saber, trabalha com questões de investigação da promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios miofuncionais orofaciais e da disfagia. Nesta linha são realizados estudos sobre saúde funcional em motricidade orofacial e disfagia, objetivando a criação de formas de controle e prevenção de incapacidade nos processos de fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição, para todas as faixas etárias.
Docentes participantes: Aline Mansueto Mourão, Amélia Augusta de Lima Friche, Andréa Rodrigues Motta, Helena Maria Gonçalves Becker e Renata Maria Moreira Moraes Furlan.

C. Saúde Funcional em linguagem, audição e equilíbrio:

Esta linha de pesquisa objetiva investigar processos da promoção, prevenção, pesquisa, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da linguagem, da audição, e do equilíbrio. Pretende ter suas ações baseadas nos ciclos de vida, e que visem identificar, o mais precocemente possível, sinais e sintomas indicativos de futuras alterações de linguagem e audição, promovendo linhas de promoção e cuidados para a saúde funcional da linguagem, da fluência, da audição e do equilíbrio.

Docentes participantes: Juliana Nunes Santos, Luciana Mendonça Alves, Luciana Macedo de Resende, Patrícia Cotta Mancini, Sirley Alves da Silva Carvalho, Stela Maris Aguiar Lemos, Denise Utsch Gonçalves, Helena Maria Gonçalves Becker, Marco Aurélio Rocha Santos e Ludmila Labanca.

D. Políticas públicas e epidemiologia:

Esta linha busca estudar problemas presentes no campo da Saúde Pública em geral, considerando-se os preceitos da saúde funcional nas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Prioriza como recortes temáticos, a saúde funcional; questões relativas a políticas públicas; inclusão/exclusão social e direitos humanos; impacto e mudanças na informação e comunicação em saúde pública; gestão e avaliação de serviços; formação de recursos humanos; diversidades metodológicas do campo da saúde pública tendo como foco principal a comunicação humana e seus distúrbios. Os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos têm como objetivo intervir e propor políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde funcional, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Docentes participantes: Adriane Mesquita de Medeiros, Aline Mansueto Mourão, Amélia Augusta de Lima Friche, Juliana Nunes Santos, Stela Maris Aguiar Lemos, Sirley Alves da Silva Carvalho.