Acesso interno

Ciências Fonoaudiológicas

Objetivos e Metas

– Objetivos Gerais

  1. Formar recursos humanos com excelência em produção de conhecimento e docência no ensino superior tendo como referência a saúde funcional e o processo de comunicação humana.
  2. Desenvolver pesquisas que contribuam para o avanço científico do país na área de fonoaudiologia e saúde funcional.

   – Objetivos Específicos

  1. Produzir referenciais teórico-metodológicos para compreensão do modelo biopsicossocial e das interações entre funcionalidade e comunicação humana.
  2. Produzir conhecimentos pautados em situações concretas no campo da saúde funcional, incentivando a idealização e proposição de projetos inovadores que utilizem sólida base científica para a resolução de problemas relevantes.
  3. Instrumentalizar profissionais para a investigação científica, difusão de conhecimento e colaboração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
  4. Qualificar docentes para o ensino de disciplinas na área da Fonoaudiologia e no campo da saúde funcional em cursos de graduação e pós-graduação.
  5. Valorizar e incentivar o desenvolvimento de novos talentos para a pesquisa em fonoaudiologia e áreas afins.
  6. Incrementar a qualidade da produção científica e tecnológica em Fonoaudiologia e saúde funcional.
  7. Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da fonoaudiologia no âmbito nacional e regional.
  8. Desenvolver lideranças para atuação crítica e reflexiva nos diferentes contextos da saúde, considerando aspectos científicos, filosóficos, culturais e éticos.
  9. Formar docentes e pesquisadores na área de fonoaudiologia, articulando a pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e interprofissional mediados pelos pressupostos da saúde funcional.

Metas

O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia tem como metas:

  1. Construir e consolidar um programa de pós-graduação stricto sensu em consonância com a política institucional da Universidade Federal de Minas Gerais e com as demandas sociais e científicas da área de Fonoaudiologia e da população brasileira;
  2. Contribuir na formação de docentes na área de saúde tendo como referência as políticas de saúde e educação e a excelência técnica na área de fonoaudiologia;
  3. Contribuir na formação de pesquisadores comprometidos com o exercício éticocientífico e com o avanço tecnológico e social do país;
    Consolidar e ampliar linhas e grupos de pesquisa na área de fonoaudiologia e comunicação humana;
  4. Contribuir para a formação de profissionais comprometidos com produção e gestão de conhecimento na área de Fonoaudiologia e comunicação humana;
  5. Contribuir com a ampliação e sistematização da produção de conhecimento no âmbito regional e nacional;
    Buscar a consolidação e divulgação de evidências científicas nos âmbitos nacional e internacional;
  6. Contribuir com a construção e estudo de indicadores de saúde e novas tecnologias de atenção à saúde na área de fonoaudiologia e comunicação humana.