Infraestrutura
Ambulatório de Fonoaudiologia/ Hospital São Geraldo
O ambulatório de Fonoaudiologia foi construído durante a implantação das disciplinas ambulatoriais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, com recursos do Ministério da Educação, no terceiro andar do Hospital São Geraldo do complexo do Hospital das Clínicas (HC/UFMG). No primeiro andar do hospital, funcionam o setor de Audiologia e o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva. Atualmente, o ambulatório é utilizado prioritariamente para atividades desenvolvidas por docentes do Departamento de Fonoaudiologia, voltadas para o ensino, assistência, pesquisa e extensão nas áreas de audição, linguagem, motricidade orofacial e disfagia, voz e saúde coletiva. Com a criação do PPGCF/UFMG, essa infraestrutura também passou a atender discentes da pós-graduação em suas atividades de ensino e pesquisa.
Outros ambulatórios
Os docentes e alunos do PPGCF/UFMG realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversos ambulatórios no HC/UFMG, como os ambulatórios Jenny Faria e Bias Fortes. As atividades nesses ambulatórios têm como prioridade a atuação multiprofissional e transdisciplinar, promovendo a atenção integral aos usuários do HC/UFMG.
Atividades assistenciais hospitalares
O HC/UFMG é ainda cenário de prática de ensino e pesquisa para alunos e docentes do PPGCF/UFMG em diversos setores das unidades de internação, como UTIs adulto e pediátrica, Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais, leitos adulto e pediátrico, dentre outros.
CETES – Centro de Tecnologia em Saúde
O CETES está localizado no sexto andar da Faculdade de Medicina da UFMG, sendo composto por área física disponível para as áreas de informática médica, simulação e núcleo de Telessaúde. Na sua área física estão disponíveis salas para simulação com manequins e equipamentos para as práticas em saúde e sala de videoconferência para 70 pessoas. Para a produção de conteúdos, o CETES conta com profissionais capacitados em animações e modelagem 3D, o que possibilita a realização de cursos de educação a distância e produção de material didático.
Centro de apoio em estatística em saúde na faculdade de medicina
Este projeto cooperativo entre o Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG e professores do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas tem como finalidade agilizar a produção de trabalhos científicos no âmbito da Pós-Graduação.
Salas de aulas
As aulas teóricas e seminários são ministrados nas salas de aula da Faculdade de Medicina, que está equipada com todo o material audiovisual necessário. A Faculdade de Medicina conta com mais de 35 salas de aula, das quais 14 têm capacidade para mais de 40 pessoas. Além disso, dispõe de quatro anfiteatros com capacidade para 100 pessoas e do Salão Nobre, que acomoda até 484 pessoas.
Biblioteca
O PPGCF/UFMG conta com o apoio integral da Biblioteca Baeta Vianna (Campus da Saúde da UFMG), instituição de referência da BIREME. Os funcionários da biblioteca prestam assessoria permanente aos alunos e professores do Programa quanto à normalização bibliográfica, levantamento de bibliografia por via eletrônica (Lilacs, Medline, Scielo, etc) e confecção de fichas catalográficas. Além disso, os alunos contam com acesso a um enorme acervo complementar e bastante diversificado do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Os docentes e alunos do Programa tem acesso irrestrito ao Portal de Periódicos CAPES.
A Biblioteca Baeta Vianna funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. A Biblioteca Central da UFMG, localizada no Campus Pampulha funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h.
CINS – Centro de Informática em Saúde
Criado em 1992, o CINS tem como objetivo dar apoio computacional aos alunos, e é responsável pelo gerenciamento de rede e servidores, Internet e Intranet, correio eletrônico e assessoria de informática aos programas de Pós-Graduação. O CINS mantém seis laboratórios, sendo cinco no prédio da Faculdade de Medicina para realização de aulas que necessitem apoio de Tecnologia da Informação; e um no térreo da Biblioteca J. Baeta Vianna para uso de alunos da graduação ou pós-graduação na realização de pesquisas.
OBSERVATÓRIO DE SAÚDE FUNCIONAL EM FONOAUDIOLOGIA (OSF/UFMG)
O OSF/UFMG é um laboratório de pesquisa localizado no segundo andar da Faculdade de Medicina da UFMG (salas 253 e 285), vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia. O espaço é equipado com tecnologia avançada para estudos em saúde da Comunicação Humana, incluindo avaliação de audição, equilíbrio, voz e motricidade orofacial. As atividades desenvolvidas impactam diretamente a formação de mestrandos e doutorandos, ampliam potencialidades de pesquisa, promovem capacitação técnico-científica e contribuem para o aumento e a qualidade das publicações acadêmicas.