Mr. Jackson
@mrjackson

 

Depoimento


Juliana Lacerda e Giuliana Saragiotto

Alunas que foram para Centro Hospitalar
de Entre Douro e Vouga, 2022.
 

Nossa experiência no CHEDV foi muito positiva e transformadora. Acompanhamos de perto inúmeros casos interessantes em diversos cenários – enfermaria, bloco cirúrgico, consultas, cirurgias ambulatoriais, serviço de urgência -, o que nos fez aprender muito sobre a Cirurgia Geral.

No início, a adaptação a uma nova cultura foi um desafio, principalmente considerando as diferenças na assistência médica, nas relações entre os profissionais de saúde e até mesmo as diferenças de linguagem.

Apesar disso, fomos muito bem recebidas pelas equipes e nos integramos bem ao serviço. Com o tempo, ganhamos mais confiança e pudemos participar mais ativamente das atividades das equipes.

Vimos na prática o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que atende bem as necessidades da população e se parece um pouco com o SUS em alguns aspectos, principalmente na Atenção Primária, apesar de não ser gratuito.

Por tudo isso, nosso estágio no CHEDV contribuiu muito para nosso aprendizado. Além disso, esse período nos permitiu conhecer uma nova cultura, fazer novos amigos e descobrir diversas cidades portuguesas ricas em história, como Porto, Coimbra, Braga, Aveiro, Guimarães, entre outras.

Esses dois meses em Portugal foram uma experiência única e que nos gerou memórias inesquecíveis!

crinter@medicina.ufmg.br

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – Cep 30130-100

2022 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social
da Faculdade de Medicina da da UFMG