Mr. Jackson
@mrjackson


O Crinter

O Centro de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da UFMG (Crinter) foi criado em 17 de dezembro de 2015 com o objetivo de catalisar e impulsionar as atividades internacionais da Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão que tenham a Faculdade de Medicina da UFMG como foco.

A ampliação estruturada e estratégica da internacionalização da Faculdade de Medicina da UFMG é considerada uma importante ação pela Diretoria e pela Congregação, com significativo respaldo dos Coordenadores dos programas de Graduação e do corpo discente, em diversas as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Crinter acolhe a participação proativa de toda a comunidade acadêmica da UFMG e recebe os parceiros internacionais, atuais e potenciais.

 

Depoimentos

"Nossa experiência no CHEDV foi muito positiva e transformadora. Acompanhamos de perto inúmeros casos interessantes em diversos cenários" (...)

"Respirar ares diferentes e tomar caminhos inusitados faz parte da minha história, e eu diria que o ápice dessa trajetória foi escolher realizar um estágio num país pouco provável." (...)
"Para mim sempre foi um sonho realizar um estágio nos Estados Unidos, dada a minha vontade de fazer residência médica no mesmo país. Eu não fazia ideia de quantos desafios eu encontraria" (...)


Avisos e Eventos

Aqui você encontra os avisos importantes do Crinter e os convites
que recebemos para cursos e palestras de nossos parceiros.

Documentos Acadêmicos

 

Clique no documento desejado abaixo para fazer o seu preenchimento. Não se esqueça de que para ter validade institucional ele precisa ser aprovado pelo Crinter.

Editais

 
As inscrições ocorrerão do dia 05/06/2023 até o dia 25/06/2023.
 
A submissão das inscrições e o envio dos documentos serão feitos, exclusivamente, por e-mail: crinter@medicina.ufmg.br.
 
Público: estudantes que estejam cursando último ano de medicina da UFMG (6º. ano) e que ainda não tenham cursado a disciplina de ESTÁGIO OPCIONAL.

As inscrições ocorrerão do dia 15/07/2023 a 06/08/2023.

A submissão das inscrições e o envio dos documentos serão feitos, exclusivamente, por meio do e-mail: crinter@medicina.ufmg.br.

Público: estudantes que estejam cursando o último ano de Medicina em 2024/1.

Edital
Seleção

FAQ
Estudantes UFMG

Qualquer aluno regularmente matriculado e que tenha concluído pelo menos 20% dos créditos da carga horária total do curso.

As oportunidades oferecidas pela UFMG são divulgadas através dos editais da DRI (Diretoria de Relações Internacionais) e do Crinter/FM (Centro de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina).

Sim, existem. As vagas disponibilizadas pelo Edital Unificado, processo gerenciado pela DRI, são ofertadas a toda comunidade acadêmica, concorrendo alunos de todos os cursos, para instituições parceiras em várias localidades.

Já as oportunidades oferecidas pelo Crinter estão restritas à disciplina de Estágio Opcional que ocorre no último ano do curso de Medicina. 

4 – Posso realizar intercâmbio em instituições não conveniadas?
Sim. Esta modalidade de intercâmbio é chamada de Mobilidade Livre. O estudante que opta por esta alternativa é chamado de free mover. A negociação da vaga com a instituição estrangeira é a grande diferença entre a Mobilidade Livre e as oportunidades oferecidas pela UFMG. Neste caso, o free mover negocia pessoalmente as condições do intercâmbio e arca com as eventuais taxas e mensalidades cobradas pela instituição anfitriã.

Sim. Você é livre para negociar o intercâmbio com qualquer instituição estrangeira, desde que apresente um plano de atividades baseado no programa/ementa oferecido. O plano de atividades será submetido ao coordenador da disciplina correspondente e avaliado em sua carga horária, pertinência, etc.

Sim. Contudo é importante estar atento às disciplinas de atenção secundária que são cursadas concomitantemente aos internatos, bem como à prestação obrigatória da OSCE. Neste caso é importante iniciar a negociação com o Cegrad e o Crinter com antecedência razoável para que a viabilidade seja verificada e os detalhes sejam combinados.

O melhor momento curricular para o aluno de Medicina realizar intercâmbio internacional ocorre no último ano do curso na disciplina de Estágio Opcional. O estágio opcional não tem avaliação final nos moldes do OSCE. Se estiver regular, o aluno já concluiu as disciplinas de atenção secundária e está livre para a realização do intercâmbio sem maiores preocupações curriculares.

Estudantes Internacionais

Primeiramente, é necessário checar na sua instituição de origem qual a relação existente com a UFMG e se existe algum acordo vigorando entre ambas. No caso de haver um acordo, basta participar do processo seletivo para intercâmbios em sua instituição e candidatar-se a uma vaga para a Faculdade de Medicina da UFMG.

Sim, se não houver qualquer acordo celebrado entre as instituições é necessário entrar em contato conosco e verificar a disponibilidade de vagas para o período pretendido. Vale dizer que, baseados no princípio da reciprocidade, sua instituição deve se dispor a receber pelo menos o mesmo número de alunos nas mesmas condições daqueles que foram acolhidos pela UFMG.

Recomenda-se o domínio mínimo da língua portuguesa para a realização do intercâmbio. Se não for o caso, a língua inglesa se impõe como pré-requisito. Para candidatar-se à vaga são necessários os seguintes documentos (traduzidos para uma das duas línguas):

  • Resumo do currículo vitae
  • Histórico acadêmico
  • Carta de recomendação do diretor da sua escola de medicina (Dean’s letter)

É necessário atender às exigências de seu país de origem para viagens internacionais, além de tomar todas as vacinas recomendáveis para visitar um país tropical. Além disso, a UFMG exige a apresentação de uma apólice de seguro de vida onde todos os riscos e despesas estejam contemplados, eximindo a universidade de qualquer responsabilidade sobre acidentes ou eventos fortuitos que venham a ocorrer com o aluno.

Claro! Contudo, é importante lembrar que o intercâmbio com experiência de internato depende da disponibilidade de vagas nos hospitais parceiros e matrícula disponível nas matérias equivalentes. Consulte todas as condições antes de sua partida!

crinter@medicina.ufmg.br

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte – MG / Brasil – Cep 30130-100

2022 – Site produzido pelo Centro de Comunicação Social
da Faculdade de Medicina da da UFMG