Financiamento colaborativo beneficiará pessoas em tratamento psiquiátrico e oncológico

Financiamento colaborativo transformará espaço do Hospital Borges da Costa em sala de espera dinâmica

19 de novembro de 2019 - , ,

Crianças em tratamento psiquiátrico estarão entre beneficiados. Foto: Carol Morena.

Pacientes atendidos no Hospital Borges da Costa, parte do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG, poderão contar com um espaço novo, interativo e divertido. Essa é a proposta de um crowdfunding (financiamento colaborativo) promovido na Universidade: o projeto Jardins do Borges, iniciativa de extensão da Faculdade de Medicina. Esses Jardins foram idealizados por professores do Departamento de Saúde Mental da Faculdade e visam a melhoria da qualidade de vida de crianças, adultos e idosos em tratamento psiquiátrico e oncológico.

Os espaços ao fundo do hospital serão telados e receberão melhorias nos pisos, jardins, iluminação, além de instalação de playground de atividades infantis, labirinto sensorial (feito para estimular os sentidos das crianças) e mobiliário específico para alocar materiais de trabalho usados nas terapias, como equipamentos de fisioterapia e terapia ocupacional. “Nossa meta inicial é a revitalização de duas áreas, sendo que uma delas será destinada apenas a crianças, com estrutura voltada às atividades infantis, e a outra para os adultos e idosos”, conta a professora Débora Marques, que está à frente do projeto.

Espaço atualmente recebe atividades como musicoterapia e arteterapia. Foto: Bernardo Viana/Faculdade de Medicina da UFMG.

O espaço já recebe oficinas de arte e música. A ideia é que isso se amplie. “Crianças que não param quietas – simplesmente porque não conseguem parar – e idosos poderão estar em uma sala de espera dinâmica, aonde se intervém e se entretém, além de socializar e otimizar o tempo para trabalhar habilidades”, explica a professora.

Qualquer pessoa poderá doar pela plataforma Benfeitoria. O projeto foi aberto dia 18 de novembro. As doações estão ligadas a recompensas, entregues caso se alcance o valor estabelecido. Quem contribuir poderá receber de ecobag e camiseta até convites para a Semana de Inovação e jantar especial do Chef Leo Paixão, no restaurante Glouton. Caso o valor de doações necessárias para execução do projeto não seja atingido, os doadores recebem de volta o investimento realizado.

Colabore pela plataforma Benfeitoria

Esse é um dos primeiros financiamentos colaborativos promovidos pela UFMG. “Os recursos públicos têm sido cada vez mais exíguos para novos investimentos e a campanha de crowdfunding é uma forma de dar voz àquilo que achamos que pode ser importante financiar, trabalhar por, criar e estimular”, explica a professora Débora. A captação se dá por intermédio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e tem amparo na Lei nº 8.958/94.

Saiba mais sobre o projeto pelo site e veja o vídeo:

Hospital Borges da Costa
Com cerca de 15.000 pacientes mensais, o Hospital Borges da Costa foi pioneiro no tratamento de câncer, sendo o primeiro hospital oncológico da América Latina, fundado em 1922. Atualmente faz parte do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG e conta com mais de 200 médicos, alunos e residentes em seu quadro, que é 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital abriga ambulatórios de quimioterapia, endocrinologia, psiquiatria, cirurgia ambulatorial e o Projeto de Estudo Longevidade da Saúde do Adulto (Elsa Brasil), que investiga a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes.