Cuidados com a pele no verão são tema do Saúde com Ciência


25 de fevereiro de 2011


O Saúde com Ciência, programa de rádio produzido pela Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina, apresenta entre os dias 10 e 14 de janeiro, a série “Verão e Pele”. Na edição, médicos falam sobre as doenças mais comuns desse período e dão dicas sobre cuidados com a pele para enfrentar os dias mais quentes e ensolarados.

No verão, são inúmeros casos de doenças de pele diagnosticados. As mais comuns são as micoses. Segundo especialistas, há também muitas ocorrências da Pitiríase Alba, em que a pele, quando exposta ao Sol, fica mais sujeita ao surgimento da manchas claras. Há ainda grande incidência de casos de insolação e câncer. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, 50% da população brasileira tem pele clara e não toma os cuidados necessários na hora de pegar sol. Os casos de câncer de pele no Brasil correspondem a 25% dos tumores malignos diagnosticados no país.

Não se expor demasiadamente ao Sol é sempre o principal alerta dos especialistas. Antônio Carlos Martins Guedes, dermatologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, salienta: “O filtro solar não tem proteção absoluta, então, mesmo protegendo-se, é importante não abusar”.

Muitos querem esbanjar uma pela saudável e bronzeada no verão, e para conquistar aquela corzinha invejável não justifica aplicar à pele misturas caseiras que, supostamente, provocam o efeito de pele morena e vistosa. Queimaduras e até casos de mortes já foram registrados no país depois do uso desse tipo de “bronzeador” feito em casa.

Saiba mais sobre o assunto no programa “Saúde com Ciência’, veiculado às 5h, 8h e 18h pela rádio UFMG Educativa – 104,5 FM e mais 20 cidades do interior de Minas Gerais. A edição também pode ser conferida no site da Faculdade de Medicina.