Cursinho Popular Guimarães Rosa abre vagas para voluntários

Projeto de Extensão da Faculdade recebe inscrições para professores de inglês, apoio administrativo e monitores de redação.

10 de junho de 2020 - ,

O Cursinho Popular Guimarães Rosa (CPGR) da Faculdade de Medicina da UFMG recebe, até 21 de junho, inscrições de voluntários interessados em contribuir com o projeto. São ofertadas vagas para professor(a) de inglês, monitoria de redação e rede de apoio.

Por conta da pandemia causada pela covid-19, o Cursinho opera com funcionamento exclusivamente online, em respeito ao isolamento social. Em função disso, o processo seletivo também será realizado à distância.

Será ofertada uma vaga para professor de inglês, com carga horária semanal de 6h. Os inscritos precisam estar cursando ou já ter concluído curso superior, além de ter disponibilidade presencial e virtual para aulas em período noturno.

Para a rede de apoio administrativo, serão cinco vagas disponíveis, com 4h de carga horária semanal. Estas são reservadas para alunos regularmente matriculados até o sexto período na Faculdade de Medicina da UFMG. Os alunos selecionados atuarão nas assessorias do CPGR: pedagógica, financeira, recursos humanos, comunicação e de simulados.

Além disso, serão ofertadas também oito vagas para monitoria de redação, com carga horária de 6h semanais. Os inscritos devem cursar ou já ter concluído o ensino superior, e ter disponibilidade para monitorias presenciais e virtuais no período vespertino.

Os interessados podem se inscrever pelo formulário online, de 2 a 21 de junho. O processo seletivo compreende o preenchimento do formulário, a participação em uma palestra virtual de apresentação do CPGR, além de entrevista. Os resultados serão divulgados por e-mail.

Para ler o edital de seleção na íntegra, clique aqui.

Mais informações pelo e-mail guimaraesrosacp@gmail.com ou pelas redes sociais Instagram e Facebook.

Ensino e solidariedade

Além das vagas para voluntários, o Cursinho Popular Guimarães Rosa também realiza, em meio à pandemia de covid-19, uma campanha de arrecadação para melhor atender aos alunos impossibilitados de assistir às aulas por não possuir acesso à internet. Para isso, o projeto criou o programa Amigos do Guimarães, um financiamento colaborativo para arrecadar fundos destinados ao custeio do acesso dos alunos impossibilitados.

Para realizar uma doação ou conhecer a campanha, clique aqui.

CPGR

Alunos do cursinho. Foto: CPGR.

O CPGR é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Pediatria da Faculdade, sob orientação das professoras Daiana Elias Rodrigues e Aline Almeida Bentes. A ação integra a rede de cursinhos populares de Belo Horizonte, que busca a democratização do ensino superior em universidades públicas. Na Faculdade de Medicina, são oferecidas aulas preparatórias gratuitas, no período noturno, para estudantes de baixa renda que estão cursando ou que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública.