Curso de Enfermagem recebe acreditação do Sistema Arcu-Sul

O Sistema Arcu-Sul tem como objetivo geral avaliar de forma permanente a qualidade da educação superior no nível da graduação nos países membros do Mercosul


30 de abril de 2024 - ,


Escola de Enfermagem da UFMG. Foto: Rosânia Felipe.

O Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG  recebeu acreditação pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Sistema Arcu-Sul), administrado no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A certificação é válida pelo período de seis anos. 

O Sistema Arcu-Sul tem como objetivo geral avaliar de forma permanente a qualidade da educação superior no nível da graduação nos países membros do Mercosul e associados e o consequente avanço no processo de integração regional com vistas ao desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural dos países da região. A visita  da comissão avaliadora, designada pelo Inep, ocorreu no período de 20 a 24 de novembro de 2023, composta por um avaliador brasileiro e dois estrangeiros. 

A diretora da EEUFMG, professora Sônia Maria Soares, agradeceu a coordenação do Colegiado de graduação e os docentes que se colocaram a disposição na organização desse processo. Ressaltou o empenho de toda a comunidade acadêmica para atingir este objetivo e enfatizou a importância desta acreditação. “É uma grande honra para nossa Escola e traz-nos muita alegria receber esta acreditação em um momento tão especial, em que completamos 90 anos e estamos aproximando do nosso centenário.  Com certeza, este resultado nos fortalece e  expressa o esforço coletivo e colaborativo dos nossos docentes, técnicos-administrativos e estudantes no cumprimento da nossa missão. Foi um processo que exigiu a coleta de uma série de dados qualitativos e quantitativos, que foram previamente analisados pelos avaliadores, além da visita in loco de dois membros da equipe. Tudo isto, nos dá maior visibilidade a nossa Escola e abre possibilidades de parcerias e cooperação institucional em diferentes modalidades”. 

Professores e alunos do curso de Enfermagem. Foto: Rosânia Felipe.

A professora Eunice Francisca Martins, coordenadora do colegiado do curso de graduação em Enfermagem no período da avaliação, destaca a importância dessa acreditação. “Este resultado atesta nossa qualidade na formação profissional nacional e o compromisso para expandir nossas fronteiras aos países vizinhos! Nosso agradecimento a todas e todos que no cotidiano faz o nosso curso acontecer, incluindo a comunidade acadêmica e serviços parceiros”.

De acordo com a professora Allana Dos Reis Corrêa, atual coordenadora do colegiado, é um resultado que aponta para além do empenho da comissão que atuou junto ao processo avaliativo. “É o reflexo da qualidade do curso de Enfermagem da UFMG em seu conjunto: docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e projeto pedagógico executado com qualidade e maestria”.

Entre os objetivos específicos do Sistema, estão: garantir a qualidade dos cursos de graduação acreditados, conforme os critérios estabelecidos de comum acordo entre os países; facilitar a movimentação de estudantes e professores entre as instituições acreditadas; agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários; facilitar o intercâmbio científico e cultural que favoreça o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países; favorecer o desenvolvimento da cultura da avaliação como fator propulsor da qualidade da educação superior na região; fomentar e alimentar a internacionalização das IES e cursos de graduação. 

O curso de Enfermagem da EEUFMG foi criado em 1933 com o compromisso de formar enfermeiras e enfermeiros para atuar no cuidado em saúde das pessoas e suas famílias em diferentes níveis de atenção e serviços do sistema de saúde brasileiro. Atualmente, possui mais de 530 alunos e cerca de 70 professores, entre mestres e doutores, que atuam no ensino da graduação, em projetos de extensão, pesquisa e em programas de Pós-graduação. 


Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG.