Curso de Medicina renova nota 5 em avaliação do MEC

A nota máxima foi conquistada pela primeira vez em 2017 e se manteve em 2024, após a visita dos avaliadores realizada neste mês de novembro.


21 de novembro de 2024 - , , , ,


Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

O curso de Medicina da UFMG conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), renovando a nota 5 na categoria Conceito de Curso. Os avaliadores visitaram as instalações da Faculdade e de campos de prática, como hospitais de ensino e postos de saúde, entre os dias 11 e 13 de novembro.

A diretoria da Faculdade agradeceu à toda comunidade acadêmica por seu esforço e dedicação para que o curso seja reconhecido por sua qualidade. “Renovar nosso conceito 5 é especialmente importante nesse momento de reconstrução em nosso país. Sentimos que ao demonstrar a excelência do nosso curso, cumprimos com nossa responsabilidade social de universidade pública. Honramos nossa história e esperançamos um futuro melhor”, destaca a vice-diretora da Faculdade, Cristina Alvim.

Para o professor do Departamento do Aparelho Locomotor (ALO) e coordenador do Colegiado do Curso de Medicina, Ubiratan Brum, a nota vai muito além de um número, ela reflete a inserção na atenção básica da saúde, a importância do Internato Rural e também os hospitais Universitários, como o Hospital das Clínicas da UFMG (HC) e o Hospital Risoleta Tolentino Neves.

“Acredito que a nota reflete tanto a nossa qualidade, quanto o empenho de toda a comunidade acadêmica e, para todos nós é um momento de muita alegria, de celebração, de tudo isso que temos trabalhado ao longo dos anos”, afirma o professor. 

O reconhecimento de curso acontece através de um fluxo processual composto por diversas etapas. Dentre elas, existe a avaliação in loco, que resulta em um relatório da comissão de avaliadores. Dessa forma, é gerado o Conceito de Curso, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

O professor Ubiratan ressaltou o caráter de avaliação externa da visita realizada pelo MEC e expressou a felicidade que todos estão sentindo após a avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia ligada ao MEC e responsável pela avaliação. “Nós estamos muito felizes pelo resultado, felizes pela análise muito criteriosa dos avaliadores do INEP e MEC, onde ficou constatado a excelência do curso de Medicina, representado pela participação dos alunos, por um corpo técnico administrativo, que soube deixar preparada a instituição para visita, e mostrar as qualidades dos nossos laboratórios”, pontuou.

Por fim, ele destaca o papel da Biblioteca J. Baeta Vianna (setorial do Campus Saúde) e o grupo de professores de alta competência, que foi avaliado pela produção, dedicação, experiência profissional na docência e inserção desses profissionais nas áreas do cuidado.

Leia também:

Todos os cursos da Faculdade de Medicina alcançam nota máxima no Enade