Curso de Ortopedia é realizado com a utilização de corpos do “Vida Após a Vida” 

Atividade em parceria com projeto de extensão contou com professores da UFMG e participação de médicos de todo o Brasil


27 de setembro de 2023


Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Na última quinta-feira, 19, foi realizado um curso com a utilização dos corpos do projeto Vida Após a Vida, da Faculdade de Medicina da UFMG. Com a participação de 11 médicos, além de dois instrutores, o curso aconteceu no intuito de treinar um procedimento de restauração da coluna lombar.

Segundo o professor Cristiano Menezes, do Departamento do Aparelho Locomotor (ALO), que coordenou as atividades, as práticas cirúrgicas precisam ser desempenhadas com o mais próximo possível de um corpo vivo. “Medicina é prática e cirurgia é habilidade. E a gente não consegue ter a experiência do acesso cirúrgico, a expertise de fazê-lo, usando, por exemplo, modelos anatômicos ou corpos endurecidos ou ressecados”, afirma. 

O Fresh Frozen Cadaver é uma tecnologia utilizada para manter os corpos para uso da ciência em conservação, sem a utilização de produtos químicos. Ao contrário da conservação em formol, que é o método mais utilizado, os corpos, nesse caso, são rapidamente congelados após o óbito, garantindo maior integridade dos aspectos biológicos do cadáver para pesquisas e aulas. 

O curso aconteceu em parceria com a empresa de equipamentos cirúrgicos Nuvasive. 

Vida após a vida

O projeto de extensãotem a intenção de cadastrar pessoas interessadas em doar o corpo para estudo na instituição. No ponto de vista da saúde, não existe nenhum pré-requisito, mas uma entrevista é realizada com o doador para saber os motivos pelo qual ele decidiu doar o corpo.

As entrevistas são agendadas pelo telefone (31) 3409 9739.