Curso gratuito sobre carga global de doenças recebe inscrições

Formação coordenada por professores da UFMG fornecerá bases metodológicas e empíricas sobre epidemiologia.

25 de novembro de 2021 - , ,

fds
Formação é destinada a estudantes, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores de epidemiologiaDivulgação

Estão abertas, até 30 de março de 2022, as inscrições para o curso on-line gratuito Estudo de Carga Global de Doenças (GBD).

A formação é destinada a estudantes, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores com conhecimentos sobre epidemiologia. Seus objetivos são fornecer uma visão geral do estudo de Carga Global de Doenças (GBD), oferecer bases metodológicas e empíricas para caracterizar doenças em níveis subnacionais, nacionais e global e propiciar oportunidades interativas para pesquisas.

A carga horária estimada é de 15 horas. São 19 módulos com vídeos, textos explicativos e exercícios criados para desenvolver habilidades e conhecimentos sobre métricas e estratégias analíticas.

O curso é uma tradução da versão produzida pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), da Universidade de Washington (EUA). Como novidade, a formação traz um estudo de caso adicional sobre a carga das doenças cardiovasculares no Brasil.

A oferta integra o projeto Análise dos anos de vida perdidos por morte prematura ou vividos com incapacidade no Brasil, da Rede GBD Brasil, que é coordenada pelos professores Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, e Antonio Ribeiro, da Faculdade de Medicina. A iniciativa conta com parceria do Ministério da Saúde.

Outras informações podem ser encontradas no Portal Telessaúde do Hospital das Clínicas.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG