Curso sobre desfibrilador supera expectativas


07 de julho de 2009


Professor Serufo e o funcionário Ailton Madureira. Foto: Thaís Oliveira

Começou a pouco o treinamento prático do curso de Reanimação Cardiorrespiratória e utilização do Desfribilador Automático Externo (DAE), aberto ontem, 6 de julho, em solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

De acordo com o diretor da Faculdade, professor Francisco José Penna, o desfibrilador “é muito importante para salvar vidas, ainda mais se utilizado precocemente”.

O DAE é um dispositivo que auxilia na reanimação de pacientes com parada cardiorrespiratória, e de acordo com a lei municipal nº 9.317, de 18 de janeiro de 2007, deve estar disponível em todo local público ou privado que comporte grande concentração de pessoas. O equipamento pode ser utilizado por leigos, desde que sigam as instruções de voz da máquina.

Na abertura do curso, o professor José Carlos Serufo, também coordenador, apresentou dados e informações sobre a reanimação de pacientes em parada cardiorrespiratória com e sem o DAE, exemplificando situações e comentando o uso do aparelho em demonstração com voluntário da plateia.

Para o professor, a presença do aparelho em locais de grande circulação de pessoas, além de obrigatório, é fundamental. “Com o DAE e com pessoas capacitadas para utilizá-lo, a chance de sucesso em situações de reanimação de pacientes em urgência aumenta consideravelmente”, afirma.

O curso

Estiveram presentes alunos, docentes e funcionários da Faculdade, que acompanharam as instruções sobre o aparelho DAE e técnicas de reanimação. “Estamos muito felizes com a presença e participação de todos os segmentos da Faculdade no curso. A quantidade de participantes surpreendeu nossas expectativas”, disse a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo Barros, do Departamento de Pediatria.

Foi apresentado também um vídeo produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional (Cetes), no qual a professora Rosália Moraes Torres apresenta o aparelho, suas aplicações e um guia de como utilizá-lo.

“Este treinamento tem a vantagem de gerar multiplicadores, então cada pessoa treinada aqui tem o potencial de passar o conhecimento para mais duas pessoas pelo menos” comenta a professora.

O professor Francisco Penna completa: “O equipamento estará disponível no saguão principal e será mobilizado para qualquer local da Faculdade se necessário. Nossa expectativa é que ainda mais pessoas se interessem e participem do curso em outros momentos”.