Debate propõe compartilhar experiências do Ciências sem Fronteiras

03 de maio de 2017

No dia 11 de maio, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG recebe o debate “Ciências sem Fronteiras: discutindo e conhecendo os passos dos nossos alunos lá fora”, das 11h30 às 12h30. A reunião é aberta a toda a comunidade acadêmica interessada no assunto, e conta como Atividade Complementar Geradora de Crédito (ACGC).

A iniciativa é do Centro de Relações Internacionais (Crinter) e do Centro de Graduação (Cegrad) da Faculdade, e tem o objetivo de reunir os 244 alunos beneficiados pelo programa Ciências Sem Fronteiras para que compartilhem suas experiências.

O professor Ulysses Panisset, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, abrirá o evento com a palestra “Faces da internacionalização, problemas e inspirações”. A reunião contará ainda com um debate aberto com os alunos e fala do professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade e um dos idealizadores da discussão, Rodrigo Santos.

Os alunos beneficiados deverão entregar, na ocasião, um relatório preenchido sobre seu período de intercâmbio. O modelo está disponível no Cegrad e no Crinter.

Avaliação e internacionalização
Segundo o assistente de administração do Crinter, João Manini, essa é uma forma da Instituição obter retorno sobre os frutos do programa. Para ele, o evento é uma oportunidade tardia, porém válida, de não só começar a discutir a internacionalização na comunidade acadêmica, mas também de ouvir os alunos e conhecer suas insatisfações e conquistas.

Ele ainda explica que a discussão será a primeira de uma série de iniciativas que busca olhar retrospectivamente para o programa, conhecendo os bons trabalhos realizados e entendendo as falhas. Os resultados da experiência serão compartilhados com a comunidade e os dados colhidos, divulgados. A partir deles, será possível implementar melhorias para a internacionalização e prevenir erros já cometidos anteriormente.