Delírio de infestação parasitária e demência


13 de novembro de 2009


Os estudantes Péricles Ulisses Samir Fraga e Maysa Teotônio Josafa Simão apresentam, hoje, 13 de novembro, das 12h às 13h, na sala 224 da Faculdade de Medicina da UFMG, uma palestra sobre o tema “Delírio de infestação e demência”.

A palestra integra os Seminários de Psicogeriatria, que acontecem às sextas-feiras, no mesmo horário e local que tem o objetivo de analisar e debater temas relacionados à saúde e à qualidade de vida na terceira idade.
A entrada é franca, não há necessidade de inscrição prévia, e não há entrega de certificado aos participantes.
Como será
Segunda a dupla de palestrantes, considerando o fato de que o número de idosos tem crescido expressivamente nos últimos anos, sobretudo nos países em desenvolvimento, doenças associadas têm recebido maior atenção das autoridades de saúde pública.

Dentre essas doenças, as demências e o delírio de infestação (pessoa se queixa de sentir vermes parasitando sua pele).

“Prevalentes principalmente na parcela mais carente da população, com menos instrução e com frágeis relações pessoais, essas patologias são fruto, além de agentes potencializadores, da deterioração do sistema nervoso”, esclarecem.

Eles explicam ainda que tem sido verificado forte co-relação entre delírio de infestação e o desenvolvimento de processos demenciais.