Demência: o que é e como se prevenir

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas possuem algum grau de demência.


07 de junho de 2024 - , , ,


* Alexandre Temponi

Ao contrário do que muitos pensam, a demência não é uma doença, e sim uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que resulta em alterações cognitivas no paciente. É o que explica o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Paulo Caramelli.

O professor destaca que o diagnóstico é essencialmente clínico e não depende de nenhum tipo de exame complementar. O médico responsável realiza uma entrevista com o paciente, normalmente acompanhada de uma pessoa que conviva com o mesmo, pois normalmente o indivíduo que sofre com a demência não tem percepção de seus sintomas. Além disso, é de suma importância que este diagnóstico seja realizado o mais cedo possível.

“A perde de memória é um sintoma bastante comum, sobretudo em pessoas com Alzheimer. Mas a pessoa pode apresentar dificuldade de comunicação, de orientação espacial, de planejamento; além de alterações comportamentais, como depressão e apatia.”

Professor Paulo Caramelli

Tratamento e prevenção

A maioria das demências não possuem cura, e o tratamento para a demência depende do diagnóstico, pois é necessário identificar a causa dela. De toda forma, o tratamento das demências é sempre farmacológico e medicamentoso, apresentando benefícios até mesmo a longo prazo. Estes medicamentos atuam sempre nos sintomas, ou seja, atuam para melhorar a memória, as mudanças comportamentais, a orientação espacial e outros sintomas.

Contudo, apesar de não exister uma cura, o professor Paulo Caramelli ressalta que é possível se prevenir. Existem fatores de risco modificáveis que podem ser controlados, como a baixa escolaridade, a hipertensão arterial, o diabetes e o sedentarismo, a obesidade e a baixa audição. O professor conscientiza a população a ficar atentos aos hábitos de vida e de exercício mental para que seja possível retardar ou até mesmo evitar o processo de desenvolvimento da demência.

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre demência. Iremos explicar as causas, os sintomas, o tratamento e a prevenção da condição. Além disso, iremos esclarecer a relação da demência com fatores de risco modificáveis.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno