Podcast: Vacina contra a dengue está disponível pelo SUS

O Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo. Apenas em 2024, já são mais de 3 milhões de confirmações, segundo o Ministério da Saúde.


24 de abril de 2024 - , ,


* Alexandre Temponi

A dengue é uma doença febril aguda, sistemática e dinâmica, que pode variar de casos assintomáticos até àqueles que podem levar ao óbito. Segundo a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Daniela Caldas, os sintomas iniciais da dengue são inespecíficos, o que pode levar a um retardo no início dos cuidados. O tratamento da dengue é simples, na maioria dos casos, e a ingestão de líquidos é fundamental para a melhora do paciente.

Nosso país é uma área tropical, a mais propensa para a vida do Aedes aegypti, principal vetor do vírus da dengue. Segundo a professora, estamos perdendo a luta da dengue devido ao método adotado para combater a propagação da doença. “Porque fazem anos que a gente que tenta controlar o vetor, que é o Aedes aegypti, e a gente toma show, um banho dele, todos os anos. Então depende muito de uma campanha constante de controle dos focos. Quando a gente fala de imunização, a gente tem um ganho a longo prazo também, não só imediato, não só no momento em que eu faço a ação”, explica a professora.

A vacina contra a dengue é recente e já está disponível nos postos de saúde para crianças e adolescentes. “Essa vacina foi muito bem estudada, é uma ferramenta segura e essencial para vencermos essa batalha contra o Aedes aegypti e contra a dengue”, afirma a professora Daniela Caldas, enfatizando a importância da vacinação.

Situação no Brasil em 2024

Estamos apenas no início de 2024 e já atingimos 1.657 mortes por dengue no Brasil, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. A professora alerta que o aumento excessivo do número de casos da dengue pode gerar uma crise de saúde pública, como aconteceu com a Covid-19.

“Quando temos muitas pessoas adoecendo de uma vez só, a gente tem uma sobrecarga do serviço de saúde e a sobrecarga é em todos os sentidos, em hospitais para conseguir vaga, em UTI para conseguir leito, para fazer exame para quem precisa. Outro ponto é quando temos um grande número de casos como hoje é que temos um número maior de pessoas que evoluem de maneira desfavorável, levando em algumas vezes ao óbito”.

Professora Daniela Caldas Teixeira

A professora afirma que um dos motivos para o aumento do número de casos é a circulação de novos tipos do vírus, que não circulavam com tanta intensidade anteriormente. Nesse caso, uma grande parte da população não está imune a todos os tipos de dengue em circulação. Além disso, é de se ressaltar que a baixa adesão à campanha vacinal deste ano também contribui para o grande aumento do número de casos de dengue.

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre dengue. Iremos explicar sobre o contágio, tratamento e a importância de se combater a doença e o vírus. Iremos abordar também a importância da vacinação na luta contra a dengue.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno