Diagnóstico digital interativo: conheça o Imagem da Semana

Projeto de extensão completa 10 anos aliando entretenimento e ensino do diagnóstico por imagem.

30 de janeiro de 2020 - , , , ,

Como aliar o entretenimento e o ensino do diagnóstico por imagem? A resposta, para o Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, tomou forma com o projeto de extensão Imagem da Semana, que completa sua primeira década de existência em 2020. Por meio dele, alunos podem testar seus conhecimentos com questões semanais de diagnóstico, de qualquer lugar e a qualquer momento.

O projeto foi criado em 2010, por iniciativa da professora aposentada do Departamento de Anatomia e Imagem, Viviane Parisotto, e do então aluno do curso de graduação em Medicina, Manuel Schütze, com apoio do Centro de Comunicação Social da Faculdade. A inspiração para a ferramenta veio do Image Challenge, página semelhante mantida pela publicação americana The New England Journal of Medicine. Hoje, a equipe conta com mais de 20 membros, entre professores da Instituição e alunos do 6º ao 12º períodos do curso de Medicina, selecionados anualmente.

O Imagem da Semana é o quinto projeto a ser abordado na série de reportagens “Janelas: da Universidade para a comunidade”. Mensalmente, a série trará exemplos de projetos de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Medicina que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

O projeto de extensão

“O Imagem da Semana consiste na publicação semanal de casos clínicos que contenham imagens como parte importante do diagnóstico”, explica um dos coordenadores do projeto de extensão e professor assistente do Departamento de Anatomia e Imagem, Júlio Guerra Domingues. Juntamente às imagens, é informada uma descrição do quadro clínico, além das quatro opções de diagnóstico para que os usuários selecionem a alternativa correta.

Em seus 10 anos de atuação, o projeto já publicou 366 casos de diagnóstico, com versões em inglês e português, alguns deles ultrapassando 7 mil acessos e respostas. Segundo Júlio Guerra, a maior parte deles foi proposta pelos bolsistas de extensão, sendo trazidos principalmente de seus ambientes de aprendizado e da vivência prática nos ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFMG. “Eles selecionam os casos, verificam sua relevância e características únicas e pensam se podem contribuir para a melhoria do aprendizado e da prática diagnóstica”, explica. Além disso, o Imagem da Semana também recebe submissões de casos externos através de uma área dedicada em sua página.

Uso acadêmico

Para além do valor de entretenimento, o Imagem da Semana contribui para o aprendizado do diagnóstico por imagem de diferentes formas. Após selecionar uma das possíveis respostas, a alternativa correta é informada, além dos percentuais de usuários que selecionaram cada uma das quatro opções. “O feedback contribui para o aprendizado, podendo apontar áreas de deficiência nas quais o aluno pode investir”, define o professor Júlio.

Ele complementa, informando que o projeto também é utilizado dentro das salas de aula por professores, principalmente do Departamento de Anatomia e Imagem, como uma ferramenta educativa. “Alguns se valem dos casos da página a título de exemplo em suas aulas, enquanto outros usam as perguntas como uma lista de exercícios”, explica o professor.

Outra atividade acadêmica desenvolvida no projeto é o Simpósio Imagem da Semana, que terá em sua 6ª edição em 2020. Utilizando a imagem diagnóstica como ferramenta de ensino, o Simpósio visa estimular o raciocínio clínico-radiológico. Além de aulas, exposições e mesas-redondas, o evento conta com versões presenciais dos desafios de diagnóstico encontrados na ferramenta virtual. Para detalhes sobre o VI Simpósio Imagem da Semana, fique atento à página da Faculdade de Medicina.

Novos horizontes

Projeto conta com páginas nas redes sociais. Foto: Fábio Xavier.

O Imagem da Semana conta também com páginas no Facebook e Instagram, que seguem a metodologia usual de divulgação semanal de casos de diagnóstico, somando juntas mais de 12 mil seguidores. Através das redes sociais, o projeto promove o mesmo estímulo ao raciocínio diagnóstico-clínico, e – ao mesmo tempo – permite uma interação maior entre os usuários e a equipe. Júlio Guerra relata que, por mais que análises dos dados obtidos através do site e inquéritos periódicos quanto à qualidade e diversidade dos casos exibidos sejam feitos, é através das redes sociais que a interação entre o Imagem da Semana e seus usuários se torna orgânica e agilizada.

Outra ferramenta derivada do projeto é o livro Imagem da Semana, disponível através da plataforma digital Apple Books, para dispositivos iOS. O e-book reúne um compilado selecionado entre os 366 já publicados na página, com curadoria feita pelos integrantes do projeto.

O próximo passo na expansão, segundo Júlio Guerra, é a produção de um livro didático a ser usado no ensino do diagnóstico na Faculdade de Medicina. O material será composto a partir dos casos e metodologias utilizados pelo projeto de extensão ao longo de seus 10 anos de atuação. A produção encontra-se em fase de redação.

Projeto Janelas: da Universidade para a comunidade veiculará, a cada mês, exemplos de projetos de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Medicina para mostrar como contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

Série Janelas: