Dicas para os candidatos ao Vestibular UFMG 2013
09 de janeiro de 2013
Os 18.732 candidatos que se preparam para as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG 2013, que começam no próximo domingo, 13 de janeiro, devem ficar atentos à saúde do corpo e da mente. O professor aposentado do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG Mário Bessa aconselha os candidatos a conversarem com pessoas que já tenham passado por experiências semelhantes. “Pergunte aos seus familiares, amigos, conhecidos, professores ou qualquer pessoa que tenha feito vestibular como é o processo”, recomenda.
A nutróloga Maria Isabel Correia, professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, oferece algumas dicas para a alimentação no dia da prova. Segundo a professora, não é recomendável mudar os hábitos alimentares às vésperas do vestibular. “É o pior momento para experimentar coisas novas”, alerta. Ela orienta os candidatos a se alimentarem no máximo duas horas antes do vestibular e a não fazerem jejum. Maria Isabel lembra que serão várias horas de avaliação e, neste período, o aluno pode ter fome. Frutas, barras de cereais, água ou suco são alguns lanches recomendados pela nutróloga durante as provas.
Não faltam receitas e simpatias para o vestibular, mas os candidatos devem tomar cuidado com chás e remédios
tranquilizantes. “Não existe remédio milagroso para acalmar o aluno”, afirma a professora. A exceção só vale quando houver indicação médica.
Veja outras dicas de saúde dos especialistas
• Evite comer fora de casa. Mudar a rotina alimentar pode trazer complicações no dia da prova.
• Tome bastante água.
• Durma bem na véspera da prova.
• Escolha roupas e calçados confortáveis.
• Mantenha os relacionamentos afetivos dentro da normalidade. O contato com familiares, namorado (a) ou amigos também ajuda a manter o equilíbrio emocional.
• Assista filmes, ouça músicas e faça caminhadas. O lazer ajuda a aliviar as tensões.