Diretor da Faculdade de Medicina dá as boas-vindas do novo semestre em vídeo

Ação foi proposta pelo projeto Integração Docente pela ocasião do início do calendário escolar de 2021.

17 de maio de 2021 - , ,

O professor Humberto José Alves, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, dá as boas-vindas à comunidade acadêmica em vídeo divulgado pelo projeto Integração Docente. Esse é o terceiro semestre com prática do Ensino Remoto Emergencial, em razão da pandemia de covid-19.

“Sentimos as dificuldades impostas pelo distanciamento. É claro que falta o olho no olho. sabemos como isso é caro ao ensino-aprendizagem. Porém o ERE, mesmo com um fazer diferente, é uma experiência em construção que nos mostra que chegamos ao melhor resultado que conseguimos”, afirma na mensagem.

Ele ressalta as alternativas que foram criadas pelos servidores, alunos e professores da Instituição para conseguir manter projetos em execução.

Assista ao vídeo na íntegra:

Seminários

Como parte da programação para recepcionar os calouros, será realizado neste 17 de maio, o primeiro de três Seminários Integração Docente em 2021. O objetivo dos encontros é o fortalecimento da cultura de planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, por meio da articulação entre professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, sempre na perspectiva do aprimoramento do ensino de graduação.

Em sua primeira edição (as seguintes serão em 28 e 29 de outubro), a iniciativa vai promover a socialização de experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), em articulação com a Comissão Própria Avaliação (CPA) – esses ambientes são destinados ao acompanhamento, autoavaliação e proposição de ações estratégicas que repercutem na formação de cultura institucional comprometida com o ensino de graduação.

Assita aos vídeos de diretores de outras unidades no site do projeto Integração Docente

Confira também a programação das recepções dos calouros da Faculdade e da UFMG.

Integração Docente

O programa “Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas” foi concebido a partir de uma reunião, realizada em abril, com o objetivo de discutir o planejamento do retorno às atividades letivas em tempos de pandemia. O encontro, proposto pela Reitoria, contou com a participação da reitora, Sandra Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Moreira, da pró-reitora e do pró-reitor adjunto de Graduação, Benigna Oliveira e Bruno Teixeira, além das diretoras de EaD, Eliane Palhares Guimarães; do GIZ, Maria José Flores, e da DTI, Dorgival Guedes.

Mais tarde, juntaram-se ao programa o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e o Centro de Comunicação (Cedecom), sob as direções das professoras Rosana Passos e Fábia Lima, respectivamente, a fim de garantir o caráter inclusivo e a ampla divulgação de suas ações. As unidades reuniram as suas competências para oferecer, aos professores da Universidade, fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais de apoio no uso de tecnologias digitais no ensino, e o programa foi lançado oficialmente no dia 10 de junho.

As unidades têm, tradicionalmente,  prestado suporte à comunidade acadêmica, por meio das oficinas, como as propostas pelo GIZ, e das assessorias pedagógicas e tecnológicas, feitas pelo Caed e pela DTI, orientações acerca das diretrizes para acessibilidade e apoio à divulgação e à mobilização da comunidade acadêmica, prestados pelo NAI e pelo Cedecom.

Com equipe GIZ/Prograd e Cedecom