Diretores são reeleitos com 87% dos votos
14 de dezembro de 2009
Os professores Francisco José Penna (foto) e Tarcizo Afonso Nunes foram reeleitos pela comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFMG com 87,02% dos votos válidos, como diretor e vice, respectivamente, para o mandato 2010-2014.
Para a consulta, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, foram utilizadas dez urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE, nove delas para estudantes, as quais foram montadas na Faculdade e no Instituto de Ciências Biológicas, na Pampulha.
No total, 601 professores, funcionários e estudantes votaram, tendo sido a chapa escolhida por 196 professores, 63 funcionários e 264 estudantes.
Assim, a dupla obteve cerca de 60% de apoio de funcionários e também de professores, isoladamente, por segmento. A participação dos estudantes foi de aproximadamente 8% do universo de eleitores aptos.
Dentre os votos brancos, 17 foram de professores, cinco de funcionários e 15 de estudantes. 41 pessoas tiveram seus votos anulados: 16 professores, 5 estudantes e 20 servidores técnico-administrativos.
Após ponderação do peso relativo a cada segmento os números da eleição passaram a ser 1.373 votos de professores, 311 de funcionários e 40 de estudantes, totalizando 1724 votos.
Além desses, 146 votos foram em branco e 140, anulados. O percentual de votos ponderados é de 85,78% para a chapa, 7,27% de votos brancos, e 6,96% nulos.
O presidente da Comissão Eleitoral professor Antônio Carlos Martins Guedes, interpreta os números considerando a menor participação de estudantes e servidores técnico-administrativos como refletindo um movimento que cresce na Universidade.
“Politicamente os dois segmentos são favoráveis ao voto paritário. É uma bandeira deles, e respeitamos”, afirma o presidente, lembrando que o mesmo ocorreu na última eleição para a Reitoria.
Para o professor Francisco Penna, diretor eleito, que acompanhou o processo de perto de forma ativa e democrática, a preocupação com o envolvimento de todos continua. “Com transparência e muita seriedade, queremos continuar contando com a participação da comunidade, ao longo desta nova gestão”, convida, lembrando que a diretoria sempre esteve e estará de portas abertas para toda a comunidade interna.
“Nossa obrigação é trabalhar pelo crescimento da Instituição”, ressalta o vice-diretor, Tarcizo Afonso. “E isso, já estamos fazendo, com muita disposição e empenho”, afirma, convicto de que ainda há muito por fazer, mas consciente da importância da integração entre Diretoria, setores e as várias iniciativas institucionais. “Todas as opiniões e sugestões são bem vindas e importantes”, reafirmou, também conclamando a participação geral.
Veja a íntegra da apuração (PDF)
Leia também:
Candidatos querem concluir ações e ir muito além – 27/11/09
Publicados os editais para eleições da Diretoria – 05/11/09