Diretório acadêmico homenageia professores de Medicina

22 de novembro de 2019 - , ,

Noite de homenagem contou com apresentação musical dos alunos. Foto: Carol Morena

Para reconhecer e homenagear os professores que inspiram e motivam seus alunos, o Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), da Faculdade de Medicina da UFMG, realizou na noite dessa quinta-feira, 21 de novembro, cerimônia de premiação dos docentes.

“A nossa ideia foi valorizar os professores pelo bom trabalho, que motiva os alunos, isso é muito importante para o nosso aprendizado”, comenta a coordenadora cultural do DAAB e estudante de Medicina, Letícia Miranda.

A votação dos docentes foi aberta a todos dos alunos de graduação em Medicina durante um mês, por meio de formulário online. A indicação dos professores foi dividida em três ciclos – básico, internato rural e clínico – sendo cada um deles subdivididos em outras três categorias: melhor relacionamento, melhor didática e melhor capacidade de motivação. (Lista disponível ao final do texto).

Os docentes também foram homenageados em três categorias extras, sendo elas a de patrono, paraninfo e de defesa da universidade pública. Durante o evento, os estudantes ressaltaram a importância de se conversar sobre a saúde mental dos professores. Confira no trecho de encerramento do DAAB a seguir:

“Porém, hoje, nos cabe um outro assunto, ainda menos falado na universidade: a Saúde Mental dos Professores; dos Srs. que também têm coração, também têm sentimentos e problemas; dos Srs. que também são pais, mães e filhos; dos Srs. que também perdem parentes, ficam doentes, cansam e erram. E nesse sentido 2019 foi particularmente difícil para todos aqui, sabemos. Da política brasileira aos acidentes e catástrofes naturais, poucos saíram ilesos deste ano. Como seres humanos, adoecemos e nos assustamos. Como universidade, tivemos que provar nosso valor, algo nunca antes imaginado. Como comunidade, tivemos que nos unir em prol de Brumadinho e tantas outras cidades.Então, a mensagem que queremos que fique desse momento é que: nós alunos reconhecemos as dificuldades pelas quais vocês passam. Assim como vocês sempre estiveram ao nosso lado em momentos difíceis, nós estamos aqui para vocês, professores, como Diretório, como alunos, como amigos. Obrigada pela presença!”

Lista completa dos professores homenageados

Veja a galeria de fotos:

Fotos: Carol Morena