Disciplina História da Medicina debate sobre saúde indígena no Brasil


10 de dezembro de 2018


Foto: Pixabay

Na próxima sexta-feira, 14 de dezembro, das 11h30 ás 12h30, a disciplina História da Medicina debate sobre “história da atenção à saúde indígena no Brasil”. O evento, promovido pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), será realizado na sala s146, andar subsolo da Instituição.

O convidado para falar sobre o assunto é o professor da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, Emanuel Vítor Guimarães. “Destaca-se a trajetória e a enorme contribuição dos irmãos Villas Bôas e do médico Noel Nutels às causas indígenas no século XX, especialmente na área de saúde”, comenta. “Apresenta-se a contribuição da Escola Paulista de Medicina à criação de um sistema de atenção à saúde indígena no Parque Indígena do Xingu. Como também a criação do Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas sob a liderança de Noel Nutels”, continua.

O professor ainda ressalta que a importância do tema se deve à “notável contribuição dessas pessoas às populações indígenas, que permanecem na essência da constituição do povo brasileiro”.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106