DNA,¨Trypanosoma cruzi¨e a Cepa Berenice

24 de novembro de 2009

A próxima aula do curso de História da Medicina será ministrada pela professora Andrea Mara Macedo, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UFMG.

A palestra acontece nesta sexta-feira, 27 de novembro, 11h30 às 12h30, na sala 22, andar térreo da Faculdade de Medicina.

Andrea Macedo irá falar sobre os aspectos biológicos do protozoário Trypanosoma cruzi, sua caracterização, seu genoma e métodos de análise.

Segundo a bióloga, a aula tratará também das novidades e curiosidades nesta área, pesquisas e descobertas sobre a variabilidade genética do parasita. Além disso, será falado também sobre a co-relação dessas variações com a patologia da doença de Chagas.

Em comemoração ao centenário da descoberta da Doença de Chagas, a aula “DNA, Trypanosoma cruzi e a cepa Berenice” dará enfoque à situação da paciente Berenice, em quem o parasita foi isolado pela primeira vez.

Pesquisadores afirmam que havia nesta paciente um tipo de infecção mista, pois foram encontradas duas diferentes variações genéticas do protozoário, o que levantou dúvidas quanto a seu processo de infecção.

Promovida pelo Centro de Memória da Faculdade (Cememor), as aulas acontecem todas as sextas-feiras, trazendo sempre um tema diferente.

A participação é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Para os estudantes de Medicina, o curso vale como disciplina optativa.

Mais informações: Cememor – (31) 3409 9672.