Dor de cabeça ou enxaqueca?

Além da dor, característica principal, enxaqueca também pode causar sintomas como enjoo e sensibilidade à luz ou cheiros.

10 de outubro de 2023 - ,

* Elen Batista

A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça mais comuns. As dores de cabeça podem ser divididas em dois grandes grupos: primárias, quando a dor é o principal sintoma, e secundária, quando a dor não é a principal manifestação da doença.

“Nos casos episódicos, o paciente vai ter as características mencionadas por até duas vezes por semana. Já a enxaqueca crônica normalmente é a evolução de um paciente com enxaqueca episódica, onde essa dor se torna quase diária, aparecendo mais de quinze dias por mês”, explica o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Paulo Pereira Christo.

“A enxaqueca é uma das principais causas de falta ao trabalho. E como ela é muito frequente, por mais que em alguns casos pode não chegar ao ponto de não ir ao trabalho, vai afetar na produtividade e na evolução das ideias. Então, pode impactar muito nas escolas, universidades e principalmente no trabalho, pelo fato de ser uma doença que afeta fortemente adultos jovens, de 25 a 40 anos.”

Professor Paulo Pereira Christo

A enxaqueca afeta mulheres cerca de quatro vezes mais que homens. O professor afirma que o efeito dos hormônios dos anticoncepcionais orais pode influenciar ainda mais as crises de dor. “É importante a gente sempre levar em conta a história do paciente e se isso está se repetindo ao longo dos meses. Mas boa parte das mulheres apresenta uma piora das crises quando estão em uso de anticoncepcional oral – principalmente aqueles que têm doses mais elevadas de estrógenos”, conclui.

Saúde com Ciência

No programa Saúde com Ciência desta semana, abordamos a enxaqueca crônica e episódica, além de diagnóstico, tratamento, e sua maior prevalência no sexo feminino.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Elen Batista – estagiária de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno