Duas fotos realizadas pela comunidade da Faculdade de Medicina vencem prêmio da Fundep

Resultado foi anunciado nesta terça-feira, 14 de outubro.

16 de novembro de 2023 - , , ,

Registro em preto e branco retrata a inter-relação entre o povo Kaxixó e a natureza. Foto: Otávio Kaxixó/Fundep.

Duas fotos realizadas por membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFMG venceram o concurso Lentes Acadêmicas, promovido pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep). A premiação recebeu mais de 150 inscrições e premiou 11 fotografias, em três categorias principais – Ciências da Vida, Ciências da Natureza e Humanidades – e duas premiações especiais – Apoio Fundep e Diversidade. Os autores das melhores fotos vão receber vales-compra, tablets, celulares e notebooks.

Aluno de Medicina, Otávio Júnior da Costa (Otávio Kaxixó), autor da fotografia “Berço Aquático”, retrata a inter-relação entre o povo Kaxixó e a natureza, apresentando um indígena em meio a água. A foto, que transmite liberdade, foi tirada em território indígena Kaxixó, durante a pandemia da Covid-19. O registro alcançou o segundo lugar na categoria Humanidades.

Bastidores do Nupad, que realiza o teste do pezinho. Foto: Vitor Maia/Fundep.

A outra vencedora é a foto “Sorria”, feita por Vitor Maia, assessor de comunicação do Centro de Comunicação Social (CCS) da unidade, que mostra os bastidores do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). O Nupad é um órgão complementar da Faculdade de Medicina e referência na triagem neonatal de Minas Gerais. A fotografia venceu a categoria Apoio Fundep.

Lançado durante as comemorações do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e Pesquisadora (8 de julho), o concurso teve como objetivo destacar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ampliar os bancos de imagens da Fundação e da Universidade. “A iniciativa fortalece o compromisso da Fundep de promover e dar visibilidade às atividades de ciência, pesquisa e extensão que são desenvolvidas na UFMG”, pontua Mariana Conrado, coordenadora de Comunicação e Marketing da Fundep.

Comissão julgadora destaca diversidade e riqueza das fotografias

Um dos objetivos do concurso é prestar apoio a divulgação científica, apresentando ao público externo o que é produzido dentro da UFMG. “Democratizar o acesso à informação é um papel importantíssimo da instituição, e a fotografia desempenha uma função fundamental. Vivemos numa era muito imagética, logo, contar com fotos que mostrem um pouco do cotidiano do campus, das pesquisas e trabalhos que são desenvolvidos aqui é muito importante para que a gente possa cumprir esse papel de democratizar a ciência.” explica Luciana Julião, jornalista servidora do Centro de Comunicação da UFMG e uma das integrantes da Comissão Julgadora do concurso.

As fotos premiadas foram escolhidas após análise da comissão formada por cinco integrantes. Eduardo Mascarenhas, professor da Escola de Arquitetura e um dos jurados do Lentes Acadêmicas, destaca a diversidade e riqueza das fotografias submetidas a premiação. “Sempre que percorremos a transversalidade da Universidade nós somos surpreendidos com coisas muito interessantes. Coisas que a gente não vê no dia a dia, como pesquisas, trabalhos e atuações de extensão. As imagens que trazem isso são várias e muito impactantes. Isso enriquece e amplia a noção de Universidade e o seu papel”, aponta o docente.

A comissão julgadora foi integrada ainda pelos docentes André Mendes, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (DCS/Fafich) e Anna Karina Bartolomeu, da Escola de Belas Artes, além da designer Míriam Aguiar, da Comunicação e Marketing da Fundep.

Veja as outras vencedoras no site da Fundep.

Com informações da Comunicação da Fundep.