Ebserh cria GT para discutir o ensino e a pequisa no Hospital Universitário

11 de setembro de 2015 -

Com o objetivo de criar mecanismos para atrair os docentes e as universidades para o desenvolvimento de estudos e pesquisas nos hospitais universitários federais (HUF), geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a presidência da Empresa constituiu um grupo de trabalho (GT), formado por diretores de faculdades e cursos da saúde de universidades federais, superintendentes dos HUF e representantes da Ebserh.

O GT foi criado a partir da proposta apresentada pela superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), professora Luciana de Gouvêa Viana ao presidente da Ebserh, professor Newton Lima, por ocasião de sua visita ao Hospital, em julho/15. Participaram da interlocução além da superintendente do HC-UFMG, o diretor da Faculdade de Medicina, professor Tarcizo Afonso Nunes e a Vice-diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares. A atribuição principal do grupo será a de criar mecanismos de atração dos docentes e pesquisadores das universidades federais para o desenvolvimento de suas atividades nos HUF sob a gestão da Ebserh.

Segundo o professor Newton Lima Neto, uma das missões da Empresa é a de aprimorar a prática ao ensino e pesquisa para docentes e discentes, sendo os HUF um dos principais locais para o desenvolvimento dessas atividades na área da saúde, sobretudo no que tange à inovação tecnológica. “Docentes e pesquisadores devem aproveitar ao máximo esse cenário, sobretudo os que atuam em regime de Dedicação Exclusiva”, destacou ele.

A superintendente do HC-UFMG, Luciana de Gouvêa Viana, e o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, estão entre os dez membros do grupo, que terão até 14 de novembro – prazo que pode ser prorrogado, segundo a Portaria nº 110 de 14 de agosto de 2015, que institui o GT – para a elaboração do plano de ação. Eventualmente, os membros poderão convidar participantes que contribuam para a discussão do tema em questão. As funções desenvolvidas pelo GT são consideradas prestação de serviço e, portanto, não remuneradas, sendo as despesas com passagens e diárias, para viabilizar reuniões presenciais, por conta da Ebserh.

A superintendente do HC-UFMG, professora Luciana Viana considera que a criação do GT ocorre em momento oportuno, pois uma preocupação do corpo docente frente à assunção do HC-UFMG à Ebserh é a inserção do docente. “A expectativa é positiva, pois traz para a pauta da presidência da Ebserh, as reinvindicações dos docentes que atuam no HUF”, declarou.

Confira os nomes e cargos dos demais membros do grupo:

Jeanne Liliane Marlene Michel, diretora vice-presidente executiva da Ebserh;

Maria do Patrocínio Tenório Nunes, representando a presidência da Ebserh;

Luiz Roberto Moselli, da Diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh;

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, reitora da Universidade Federal da Paraíba;

Arnaldo Correia de Medeiros, superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley;

José Edson Paz da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria;

Elaine Verena Resener, superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria;

Marilene Loewen Wall, chefe da Divisão de Enfermagem do Complexo Hospital das Clinicas e docente da Universidade Federal do Paraná.

(Com informações Assessoria de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da UFMG)