Editorial aborda bons conselhos para autores de países sub-representados na ciência

22 de setembro de 2023 - , ,

Foto: Arquivo/Faculdade de Medicina da UFMG.

Um dos editoriais da edição mais recente da Medical Education, publicação internacional sobre educação médica, elenca bons conselhos acadêmicos para autores de países sub-representados na ciência. Um dos autores é o professor do Departamento de Pediatria (PED), Cássio Ibiapina.

O professor entende que a educação médica no Brasil e no mundo evoluiu muito em termos de organização dos currículos, mas infelizmente não é dedicado tanto tempo na formação dos professores. “Professores fazem pós-graduação em programas de mestrado e doutorado em suas áreas específicas e as iniciativas de capacitação docente são isoladas”, pontua.

Em resumo, os conselhos são:

• Ler atentamente artigos da sua área de interesse prestando atenção extra aos parágrafos sobre limitações e estudos futuros.
  • Ter um mentor experiente é inestimável para fornecer feedback significativo e sensato durante a construção do projeto (ou seja, não depois de você descobrir que seus dados não permitem que uma história forte seja contada).
  • Estudar educação médica exige esforço e consistência, mas, da mesma forma, pode ser transformado em encantamento. Nosso grupo se comprometeu a apoiar uns aos outros criando um glossário de termos que facilitou uma discussão semanal de artigos .
  • Formação de uma equipe ou grupo de pesquisa, pois o trabalho de qualidade é muito mais provável quando conhecimentos especializados se reúnem, incluindo os fornecidos por estatísticos, professores experientes e indivíduos com maior fluência em língua inglesa.
  • Fazer o que você ama não tem preço, especialmente se você puder fazer isso com outras pessoas que compartilham sua paixão.

Leia a íntegra clicando aqui.

Para ele, o ensino médico é um campo vasto de pesquisas. “Já tive oportunidade de orientar dezenas de alunos de mestrado e doutorado e todos conseguiram publicar em diferentes áreas, desde raciocínio clínico a estudos em laboratórios de simulação”, conta.

“Os professores precisam despertar para que a atividade docente que fazem com seus alunos de graduação pode ser um campo vasto de publicações. A nossa Faculdade de Medicina sempre foi pioneira em diversas iniciativas, como atendimento em unidade de saúde e internato rural”

Professor é referência em pesquisas sobre ensino médico. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

O professor Cássio Ibiapina, titular do PED, é orientador pleno do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, na linha de pesquisa de ensino médico. Realizou pós-doutorado em 2013 na Eramsus University, em Rotterdam na Holanda; Na oportunidade, estabeleceu  parceria com a Universidade Gronninghem (Holanda) que já recebeu três professores da UFMG para pós-doutorado e um aluno para estágio de graduação.