8 de março na Faculdade: homenagem a mulheres debate a contemporaneidade das lutas

Evento, aberto a toda a comunidade, conta com palestras, exposição e diversas atividades livres voltadas às mulheres


21 de fevereiro de 2019


Evento, aberto a toda a comunidade, conta com palestras, exposição e diversas atividades livres voltadas às mulheres

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é uma data marcada por homenagens, mas vai além de flores. Surgido a partir da mobilização de operárias em prol de direitos trabalhistas, o dia celebra as conquistas da luta feminista. E foi pensando nesses avanços, bem como nas lutas atuais, que a Faculdade de Medicina da UFMG promove o “Mulheres em foco – recortes na contemporaneidade”, evento com programação ampla e aberto ao público. As inscrições são online e podem ser feitas ate o momento do seminário, com direito a certificado de participação.

“A luta da mulher sempre esteve muito ligada a fatos de violência, por isso pensamos em fazer desse dia algo especial, colocando as mulheres como foco. Claro que houve perdas, mas também ganhos. Por isso não é só entregar flor ou enfeitar o local, é preciso mostrar o que já conseguimos até hoje e que há entidades e pessoas que lutam junto a elas”, ressalta a idealizadora do evento e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Patrícia Gonçalves Teixeira.

“Queremos aproximar a comunidade e dar oportunidade para que conheçam o que está sendo feito e o que podemos fazer, principalmente aqui em Belo Horizonte, para que as mulheres possam se localizar e recorrer, caso necessitem”, continua Patrícia. Para pontuar essas questões e os diferentes aspectos da violência por quais as mulheres passam, assim como as ações de acolhida e combate, compõe a programação especialistas da Medicina, Hospital das Clínicas, Ciências Políticas, Belas Artes e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

“É importante ter essa visão ampla, para além da cura ou da doença. Assim, como os grupos presentes nesta Instituição como as “Alziras” e o “Para Elas”, há experiências exitosas relacionadas com a parte política, do direito e psicológica. Por exemplo, a assessoria jurídica gratuita ofertada pela Faculdade de Direito da UFMG, ou papel do teatro e das artes nas abordagens da violência contra a mulher”, comenta a professora.

Patrícia lembra que o foco é a mulher, mas a programação é para todos. “Vivemos em uma sociedade e não há luta isolada. Ela precisa ser compreendida. Não estamos separando as mulheres, mas agregando-as e mostrando que precisamos de espaço para viver livre e em paz”, lembra. Ela ainda pontua que, embora seja um dia delas, muitas trabalham e tem dificuldade de comparecer ao evento. “Nosso objetivo é alcançar um público diversificado. Seria interessante pensar em formas de facilitar essa participação ou estabelecer um revezamento, por exemplo, no qual as que puderem participar levem o conhecimento às que não podem”.

Programação

As palestras envolverão temas como machismo cultural, a autonomia política das mulheres, perspectiva do aborto legal, serviços de atenção às mulheres vítimas de violência sexual, o projeto Para Elas, resistência e luta das mulheres negras, a representatividade da mulher dentro da Faculdade de Medicina e o papel ético da Universidade nesse contexto.

Além das palestras, é possível participar da apresentação cultural e conferir as ações realizadas fora do Salão Nobre. Nos televisores do Corredor da Memória, por exemplo, à esquerda da entrada, será exibida a história do Dia Internacional da Mulher. No hall da Faculdade haverá um recorte da exposição “Mulheres Cabulosas da História”, que retrata e conta a vida inspiradora de algumas mulheres revolucionárias, por meio de fotos.  

Já no Instituto Jenny de Andrade Faria será realizada ações como massoterapia, maquiagem, auriculoterapia, reiki e oficina de como colocar lenço.

Além disso, durante todo o evento será possível doar produtos de higiene pessoal que serão repassados às mulheres em situação de vulnerabilidade social ou adquirir as bijuterias confeccionados por participantes do Projeto Para Elas.

Confira a programação completa aqui.

E acesse www.bit.ly/seminariomulheresemfoco para inscrições.

O evento

O “Seminário Mulheres Em Foco – Recortes Na Contemporaneidade” é promovido pela Faculdade de Medicina da UFMG com os departamentos de Ginecologia e Obstetrícia e o de Medicina Preventiva e Social. Além dos professores, o Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) também compõe a comissão organizadora, representando os estudantes.