Acesso interno

Encontro Anual debate trabalhos sobre covid desenvolvidos na Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical

Evento será online, gratuito e aberto ao público. Inscrições ficam abertas até 24 de novembro.


16 de novembro de 2021 - , , , , , ,


No dia 25 de novembro, das 8h50 às 16h30, será realizado o 7º Encontro Anual de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical (PPG-IMT) da Faculdade de Medicina da UFMG, com transmissão pelo Youtube. O objetivo é promover a divulgação para o público externo dos trabalhos realizados no IMT em relação à covid-19.

O evento terá quatro mesas-redondas, duas de manhã e duas à tarde, com os professores Unaí Tupinambás, Milena Marcolino, Antônio Luiz Pinho Ribeiro e Mauro Martins Teixeira, que são orientadores permanentes do Programa e com forte inserção nos estudos sobre o coronavírus.

As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e ficarão disponíveis até 24 de novembro.
Acesse medicina.ufmg.br/eventos/7imt.

O professor Titular e coordenador do PPG-IMT, Eduardo Antônio Ferraz Coelho, explica que o coronavírus também foi tema da edição passada, que contou com diversas participações de pesquisadores internacionais além de brasileiros. “Neste ano o tema central permanece, já que ainda estamos na pandemia e o assunto continua em alta, com diversos projetos em desenvolvimento. Mas, desta vez, vamos dar luz ao que está sendo feito por professores e alunos do Programa. Ou seja, o objetivo é mostrar as contribuições do Programa de Infectologia e Medicina Tropical em relação à covid-19”, comenta.

Para enriquecer o debate, os professores responsáveis por cada mesa convidarão outros participantes, integrantes dos seus respectivos grupos de pesquisa. Após cada mesa, haverá 15 minutos de discussão aberta. E a programação ainda conta com apresentação de cinco discentes selecionados do PPG-IMT para apresentarem seus projetos de pesquisa, também com uma breve discussão após.

O público poderá fazer perguntas no chat do YouTube ao final das mesas-redondas. A Comissão Organizadora do evento fará a moderação e selecionará as questões. Essa interação dos inscritos é importante, inclusive, para o recebimento do certificado de participação, que será disponibilizado após cerca de 15 dias do Encontro.

Acesse medicina.ufmg.br/eventos/7imt.

O Encontro Anual

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical (PPG-IMT) criou os Encontros Anuais de Pesquisa há sete anos, com o objetivo de agregar seus docentes e discentes, transmitindo conhecimento em relação aos diversos temas da Medicina e Infectologia Tropical.

Com exceção da edição atual, esse é um evento internacional, realizado em inglês e com convidados do exterior, incluindo Reino Unido, Portugal e Espanha entre os países de origem. Até 2019 era realizado de forma presencial, mas foi adaptado para o online devido à pandemia em 2020 e 2021.

A programação inclui mesas-redondas, conferências e palestras para disseminar conhecimento e o envolvimento dos discentes e docentes em um ambiente de pesquisa de pós-graduação de alto nível dentro da Medicina e Infectologia Tropical.