Encontro estreita relação entre gestores do Risoleta Neves e da Faculdade de Medicina

16 de maio de 2022 - , ,

Na última quarta-feira (11/05/2022), a Diretoria do Risoleta recebeu no Hospital três importantes representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): Alamanda Kfoury e Cristina Alvim, diretora e vice-diretora da Faculdade de Medicina, respectivamente; e Benigna Oliveira, assessora especial da Reitoria.

Entre os objetivos estratégicos da Faculdade está o estreitamento da relação com o Risoleta, que é um Hospital de Ensino e importante campo de prática para estudantes e residentes formados pela Universidade. Cristina Alvim apresentou o Plano de Trabalho da atual Diretoria da UFMG, que contempla “cuidar e ampliar a relação com o Hospital Risoleta Tolentino Neves” no capítulo referente ao incentivo à inserção docente nos hospitais de ensino.

Na reunião foram apresentados dados importantes do Hospital e resultados estratégicos para essa parceria com a Universidade. Mônica Costa, diretora técnico-assistencial do Risoleta, enfatizou a representatividade do Hospital dentro da UFMG não só pelo acolhimento dos estudantes, mas pelo trabalho assistencial e social que o Hospital realiza junto à população de sua abrangência.

Participaram da reunião pelo Hospital as diretoras Alzira Jorge (geral) e Mônica Costa (técnico-assistencial), a assessora da Diretoria Viviane Couto e o coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) Rafael Barbuto. Pela UFMG estiveram as gestoras Alamanda, Benigna e Cristina (citadas no texto acima).

Hospital de ensino

O Risoleta acolhe, anualmente, cerca de 1.600 alunos de vários cursos da UFMG com ênfase na área de saúde. Nos últimos 15 meses, mesmo com a limitação de atividades práticas devido à regulamentação do Ensino Remoto Emergencial em função da pandemia, o Risoleta recebeu 1.187 estudantes para estágios curriculares dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.

Além dos estágios regulares da graduação o Hospital oferece Residência Médica (Clínica Médica, Cirurgia do Trauma, Neurologia, Ortopedia, Medicina Paliativa e Medicina Intensiva) e Residência Multiprofissional (Intensivismo, Urgência e Trauma, para profissionais de Enfermagem, e Saúde do Idoso, para profissionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição e Terapia Ocupacional).

Além da UFMG, o Risoleta é campo de estágio de Residência Médica e Multiprofissional de vários hospitais da Região Metropolitana de BH, tendo recebido no último ano 18 residentes multiprofissionais e 241 residentes médicos de várias especialidades e áreas de atuação.

Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves