Encontro mundial discute melhorias na saúde


13 de agosto de 2009


Encontro discute maximização de sinergias em prol da Saúde Coletiva em âmbito global

Colaborar para melhorias da interação entre as iniciativas globais de saúde e os sistemas de saúde nacionais, especialmente para as populações mais vulneráveis do mundo. Essa foi a tônica das discussões, em torno da qual se reuniram, em Veneza, representantes de países como  Etiópia, Quirguistão,  Suíça, Somália, Gana, Namíbia, Bangladesh, França, Estados Unidos, Arménia, Camboja, Brasil e mais de 30 países, no último encontro convocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O evento integrou a agenda do projeto Maximizando sinergias positivas entre os sistemas de saúde e as iniciativas da Global Health (MPS) e contou com a participação de representantes de ministérios da saúde, membros de instituições acadêmicas, agências das Nações Unidas, além de  iniciativas globais de saúde, tais como o Fundo Global de Luta contra a Aids,  Tuberculose e Malária, Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI), World Bank Multi-Country HIV/AIDS Program (MAP) and the US President’s Emergency Plan for AIDS Relief e membros da sociedade civil.

Representando o Brasil, Francisco Eduardo de Campos,  Secretário da Gestão do Trabalho e da  Educação na Saúde, membro do Conselho Executivo da OMS e professor titular da Faculdade de Medicina. Segundo Campos, o objetivo centrou-se nas discussões sobre a melhor forma de prestar ajuda aos países, além de identificar maneiras de apoio às suas diferentes necessidades e prioridades da saúde em matéria de organização sanitária.

Lançado em 2008 pela OMS, com apoio finaneiro do governo da Itália, o MPS   foi criado para trazer clareza sobre questões relacionadas à saúde e aos sitemas de saúde.  Hoje, o esforço envolve gestores, pesquisadores e interessados em todo o mundo num esforço de colaboração cujos objetivos são intercambiar com os  parceiros globais de saúde, concentrar nas formas inovadoras de aumentar o financiamento para os sistemas de saúde além de desenvolver uma compreensão mais clara de qual a melhor forma de acelerar os progressos da saúde e os recursos estratégicos. Ao final da reunião os participantes emitiram uma declaração de onze itens sob o título Venice Draft Concluding Statement on Maximizing Positive Synergies between health systems and Global Health Initiatives. Leia o documento e saiba mais aqui.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br