Enurese: reunião científica traz atualizações da ciência e perspectivas futuras


10 de outubro de 2019 - , , ,


Imagem: Pixabay

Quando a criança faz xixi na cama, o comportamento é encarado por muitos pais como uma indisciplina. Mas, na verdade, pode indicar um distúrbio chamado de enurese. Para mostrar o que literatura tem de mais recente sobre o assunto, o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (PED) realiza o encontro científico “Enurese: atualização e perspectivas futuras”. O evento é aberto à comunidade acadêmica e ocorre na próxima quarta-feira, 16 de outubro, das 7h30 às 8h30, na sala 062 da Faculdade de Medicina da UFMG.

A enurese noturna consiste na perda involuntária de urina em crianças com mais de cinco anos, pelo menos duas vezes por semana. O distúrbio afeta cerca de 15% dos pequenos em torno de 6 e 7 anos. Quando eles apresentam esse quadro, não adianta puni-los, acordá-los durante a noite ou oferecer menos líquido ao longo do dia. Como a própria definição da doença já indica, a perda da urina é involuntária e essas ações só aumentariam o estresse e a ansiedade dessas crianças ou colocariam a saúde delas em risco.

A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Mônica Maria de Almeida Vasconcelos, é a convidada para ministrar a palestra durante o encontro. Ela explica que a enurese noturna tem diferentes causas, como a herança genética. “Quando a mãe ou a pai fez xixi na cama, a criança tem mais chances de também fazer”, aponta. Outros motivos seriam contrações involuntárias da bexiga durante o sono, a dificuldade da criança em acordar mesmo com os estímulos da bexiga e a deficiência do hormônio antidiurético.

Por ter diferentes causas, o tratamento é mais complexo. “E se não tratada, pode levar a outros problemas, como infecções nos rins”, alerta a professora. Ela adianta que o tratamento pode envolver o uso de alarme urinário e mudanças de hábitos, como ensinar a criança ir ao banheiro ao logo do dia.

Mais informações sobre a enurese também podem ser conferidas no instagram @bexigaped. A página do projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG divulga informações sobre as disfunções do trato urinário na infância.

Reuniões Científicas do PED

O PED promove, mensalmente, reuniões científicas com o objetivo de debater e divulgar conhecimento científico relacionado à assistência e saúde da criança e do adolescente. Os encontros acontecem sempre entre 7h30 e 8h30, são gratuitos e abertos a todos os membros da comunidade. É preciso confirmar presença por email (pedfm@medicina.ufmg.br).