Envelhecimento cerebral é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa

26 de outubro de 2020 - , , , , ,

Até o fim desta década, segundo projeções do IBGE, o Brasil terá mais idosos do que crianças. Para alguns, o avanço da idade é acompanhado pela perda progressiva da memória, o que pode ser um sinal de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Mas também há pessoas que conseguem manter sua memória até os 80/90 anos. Então, quais os efeitos do avanço da idade no cérebro humano? É possível prevenir ou adiar o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer? É o que UFMG Talks em casa desta terça-feira, 27, discutirá.

Nesta edição participam o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina UFMG, Paulo Caramelli, e a professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, Karina Braga. Eles conversam sobre o envelhecimento cerebral, apontando desde novas perspectivas de diagnóstico e tratamento do Alzheimer até as razões para alguns idosos apresentarem uma super-memória.

O evento começa às 19h e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

UFMG Talks em casa
Envelhecimento cerebral: da super-memória à doença de Alzheimer
Data:  27 de outubro às 19h (terça-feira)
Convidados: Paulo Caramelli e Karina Braga
Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

Convidados desta edição

Professor do Departamento de Clínica Médica e coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento da UFMG, Paulo Caramelli também foi coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG de 2012 a 2018. É pesquisador do Instituto Nacional de Neurociência Translacional do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro honorário estrangeiro da Sociedade Francesa de Neurologia.

Entre 2011 e 2017, compôs o Grupo de Trabalho em Transtornos Neurocognitivos da Organização Mundial da Saúde para revisão da Classificação Internacional das Doenças (CID-11). Suas linhas de pesquisa abrangem as subáreas de Neurologia Cognitiva e do Comportamento e de Neuropsiquiatria Geriátrica, com ênfase em estudos sobre envelhecimento cerebral, comprometimento cognitivo e demências.

Professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas na Faculdade de Farmácia da UFMG, Karina Braga atua em linhas de pesquisa envolvendo mecanismos moleculares e biomarcadores de resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares e demência.

Ela tem graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica e Análises clínicas e doutorado em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Genética Humana e Médica, ambas pela UFMG. É professora na graduação de Farmácia e Biomedicina e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, da Faculdade de Farmácia, e em Saúde do Adulto, da Faculdade de Medicina.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).