Equipe que desenvolveu vacina anticocaína vence UFMG Challenge

10 de novembro de 2017

Desafio premiou projetos que recorrem a tecnologias emergentes para resolver problemas na área da saúde

Foto: Divulgação.

A equipe PharmaView, que propõe o desenvolvimento de vacina para o tratamento da dependência química em cocaína e crack, foi a grande vencedora do UFMG Challenge, realizado na feira de inovação Finit, no início deste mês. A quarta edição do UFMG Challenge teve como foco a seleção de projetos com tecnologias emergentes para resolver problemas das áreas da saúde e ciência da vida.

Na competição, as equipes apresentaram o pitch dos projetos para uma banca avaliadora composta por membros da academia, do mercado e do ecossistema empreendedor. O formato do UFMG Challenge é inspirado nas principais competições de plano de negócios do mundo e está dividida em uma etapa não classificatória de feedbacks (feedback round), semifinal e final.

A vacina desenvolvida pela PharmaView bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo assim o seu efeito. Sem o benefício da droga, o ciclo do vício é quebrado. A ideia é que a solução seja acoplada ao atual esquema terapêutico, impedindo recaídas e melhorando sua efetividade. Em sua edição 1996, o Boletim UFMG publicou matéria sobre a vacina.

Completaram o pódio a equipe Gran Moar, composta de estudantes da UFMG e da Uemg, que produz farinha a partir do bagaço de Malte, mantendo o alto valor nutricional e com vantagem competitiva em relação ao custo das farinhas existentes no mercado, e a Turnit HealthCare, da Universidade Federal de Uberlândia, que criou um sistema de monitoramento inteligente para diminuição de feridas em pacientes acamados.

Como prêmio pelo primeiro lugar, a equipe liderada pelo médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Frederico Garcia vai representar a UFMG em um hackathon na Finlândia, a Ultrahack 2017 Sprint II, que será realizada de 17 a 19 deste mês.

Além da vaga no Ultrahack, a PharmaView também garantiu outros prêmios com a primeira colocação no UFMG Challenge: US$120 mil em créditos para plataforma de inovação IBM Bluemix e orientações técnicas dos serviços em parceria com o CAMSS Group;  acesso gratuito de três meses ao Laboratório Aberto do Senai, mentoria da Unidade Embrapii e do Departamento de Ciência da Computação da UFMG sobre parcerias e utilização de recursos, vaga para banca de seleção final da quinta edição do Biostartup Lab e consultoria da Dhisa Valor Contábil.

Com Centro de Comunicação da UFMG.