Espaço do Conhecimento UFMG realiza mostra sobre luta antimanicomial

12 de maio de 2017

A partir de amanhã, 13 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a exposição Em Tempos de Luta, que reúne 12 cartazes que divulgam o desfile da escola de samba “Liberdade Ainda Que Tan Tan”, que percorre, há décadas, percorre a capital mineira em celebração da conquista do tratamento fora dos sanatórios.

A exposição reforça o dia 18 de maio, que comemora a Luta Antimanicomial, que leva cerca três mil portadores de sofrimento mental e simpatizantes da causa às ruas de Belo Horizonte.

As imagens ficarão fixadas na cafeteria do Espaço até 30 de maio. As frases em cada cartaz representam o eixo que inspira a construção do desfile. Muitas dessas peças foram criadas por pacientes psiquiátricos, que emprestaram sua arte para apoiar a política antimanicomial de inclusão social. O desfile em Belo Horizonte é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental e pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários. Informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Semana Nacional de Museus
A exposição faz parte a programação do Espaço do Conhecimento UFMG para a 15° Semana Nacional de Museus. Anualmente, o evento comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando espaços culturais brasileiros desenvolvem uma programação especial. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Mais informações: – 3409 8352

Redação: com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG e Cedxeocm/UFMG.