Estresse pós-traumático será abordado no Seminário Violência Contra a Mulher


04 de outubro de 2018


O evento acontece nesta sexta-feira e sábado, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

O estresse pós-traumático em mulheres será um dos assuntos abordados no “Seminário Violência Contra a Mulher”, que tem início nesta sexta-feira, 5 de outubro, às 17h30. O evento é realizado pelos departamentos de Genecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social da Faculdade e também terá programação neste sábado, 6 de outubro. O objetivo é informar profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde sobre como lidar e atender vítimas de violência sexual.

Durante o seminário, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, Sara de Pinho Cunha Paiva, coordenadora do evento, irá falar sobre o serviço de atendimento às vítimas de violência sexual, ofertado no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, para a prevenção e tratamento de estresse pós-traumático.

“Vou falar sobre o trabalho pioneiro que realizamos, que é o de tentar ajudar as mulheres a não terem estresse pós-traumático, usando técnica mindfulness e medicina antiestresse para realmente prevenir. O acompanhamento realizado no hospital dura por, no mínimo, seis meses”, conta.

Em entrevista à TV UFMG, a professora fala um pouco sobre o tratamento ofertado no HC:

 

O Seminário também conta com apresentações de uma equipe multiprofissional, composta por ginecologistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais. Confira a programação do evento. 

Lista de espera 

As inscrições já foram encerradas. No entanto, os interessados podem se inscrever na lista de espera  para caso surjam vagas.

Ficha técnica do vídeo

Produção: Marden Ferreira

Reportagem: Marden Ferreira

Imagens: Cássio de Jesus

Edição de imagens: Márcia Botelho

Edição de conteúdo: Pablo Nogueira

Entrevistada: Sara de Pinho Paiva – Professora Departamento de Ginecologia UFMG