Estudantes da 153ª turma de Medicina são recepcionados na Faculdade

06 de março de 2017

Os 160 novos alunos do curso de Medicina da UFMG foram recebidos na tarde dessa segunda-feira, 6 de abril, no auditório Dona Carminha. “153ª turma, seja bem-vinda à Faculdade de Medicina da UFMG”, declarou Camila Yuka Stiki, estudante e membro do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), representando a organização da Semana de Recepção aos Calouros.

Refletindo sobre a saúde mental dos estudantes de Medicina, Yuka pediu aos calouros para que vivenciem a Faculdade, mas respeitando o limite da realidade humana. “Antes de tudo você é um ser humano que aprende a cada dia, errando e acertando”, disse.

O diretor da Faculdade, professor Tarcizo Nunes, destacou a experiência que os alunos estão iniciando. “São seis anos que passam muito rápido. Aproveitem bastante a escola e a Universidade”, afirmou.

Além disso, apresentando o tamanho da Unidade e os desafios, o professor pediu apoio aos alunos. “Para que as coisas funcionem bem é muito importante a colaboração de todos, inclusive fazendo reclamações formalizadas aos órgãos adequados da Faculdade”, orientou.

Calouros
Letícia Lafeta, 19 anos, contou que veio de Aracaju e está com muitas expectativas em relação ao curso da UFMG, inclusive de atividades como as realizadas pela Associação Atlética.

Natural de Belo Horizonte, Caio Carvalhais, 20 anos, comentou que a perspectiva profissional e a influência de alguns familiares fez com que escolhesse o curso. “A Faculdade é muito boa, muito conceituada. A expectativa é que no início eu fique um pouco frustrado porque o ciclo básico é bem diferente, mas depois eu acredito que seja o que eu gosto”, afirmou o calouro, demonstrando conhecer a estrutura do curso.

Estrutura
Acolhendo os novos estudantes, Maria das Graças Ribeiro apresentou a Escuta Acadêmica, assessoria que acolhe questões individualizadas, conflitos e situações de sofrimento psíquico dos alunos.

A professora do Departamento de Propedêutica Complementar, Taciana de Figueiredo Soares, recepcionou a sua primeira turma como chefe do colegiado do curso de Medicina. Destacando a importância do colegiado de graduação, Taciana apresentou sobre as normas acadêmicas da Universidade.

Os alunos terminaram a programação do dia conhecendo as instalações do Campus Saúde. Antes, foram apresentados ao projeto “Da Janela Lateral”, que faz parte do trote solidário do curso. As atividades continuam ao longo de toda a semana, quando estão programadas palestras, shows e uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia
As recepções dos calouros dos cursos de Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia acontecem na próxima quinta-feira, 9 de março.

Confira a programação.

Veja mais fotos da recepção dos calouros de Medicina na página da Faculdade no Facebook.