Estudantes de Fono participam da Semana da Voz

11 de abril de 2013 -

Para marcar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, estudantes do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG participarão na próxima semana de várias ações de conscientização em empresas de telemarketing, escolas, igrejas e na própria Universidade.

As atividades marcam a Semana da Voz, iniciativa que já se consolidou como projeto de extensão na UFMG, como destaca a coordenadora, professora Letícia Caldas. Ela explica que os alunos envolvidos participam de todos os preparativos da campanha, desde o planejamento de oficinas e palestras, passando pela elaboração do material que será distribuído ao público-alvo e até mesmo da produção de uma peça teatral educativa.

Em 2012, campanha da UFMG ficou em 2º lugar na premiação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Foto: Mariana Pires.

No ano passado, a iniciativa desenvolvida por estudantes da UFMG obteve o segundo lugar na premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que incentiva as faculdades a mobilizarem seus alunos nas ações. Em 2011, a Semana da Voz da UFMG já havia ficado entre as dez melhores. “Este ano, queremos ficar em primeiro lugar”, afirma Letícia Caldas.

Campanha

A Semana da Voz é uma campanha idealizada pelo Departamento de Voz da SBFa,  com o tema “Seja Amigo da Sua Voz”. O objetivo é alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal e prevenir o câncer de laringe, um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. As recomendações incluem beber água, utilizar microfone quando houver necessidade de falar em público, além de evitar fumo e bebidas alcoólicas.

Na Faculdade de Medicina da UFMG, a ação tem o apoio da Diretoria e do Colegiado de Fonoaudiologia.