Estudantes elegerão nova direção do DCE e delegação para o Congresso da UNE

Pleito ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio; as seis chapas inscritas vão apresentar propostas em quatro debates, o primeiro deles nesta terça, dia 9, na Praça de Serviços.

10 de maio de 2023 - , ,

Manifestação do DCE
Manifestação do DCE, entidade representativa dos estudantes da UFMGFoto: Arquivo DCE UFMG

Nos dias 16 e 17 de maio (terça e quarta-feira), das 8h às 22h, haverá eleições para a diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG. A entidade estudantil tem o objetivo de defender os direitos dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade em âmbito local e nacional, além de representá-los frente aos órgãos colegiados da Universidade.

Nesses mesmos dias, simultaneamente, serão realizadas as eleições para os delegados que vão representar o corpo discente da UFMG no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), durante o qual será eleita a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Trata-se de “eleições independentes, porém simultâneas”, como explica o DCE da UFMG em seu Instagram.

“Os estudantes votam na unidade em que cumprem a maior carga horária matriculada no semestre atual”, lembra Iuri Rodrigues, presidente da Junta Eleitoral da Eleição do DCE e do Conune. “No caso do Conune, apenas estudantes da graduação votam”, explica. Outras informações sobre as eleições estão disponíveis no perfil do DCE no Instagram, o @UFMGDCE.

Debates
Seis chapas concorrem em cada uma das eleições. Serão realizados quatro debates entre eles, um no campus Pampulha, um na Escola de Arquitetura, um na Faculdade de Direito e o último no campus Saúde.

A série será aberta nesta terça-feira, dia 9, às 17h, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Amanhã, dia 10, às 12h, ocorre o segundo debate, dessa vez no Território Livre José Carlos da Mata Machado, da Faculdade de Direito.

Dia 11, quinta-feira, às 17h, o encontro será no Diretório Acadêmico da Escola de Arquitetura. No dia 15, segunda-feira, às 12h, a arena do campus Saúde sediará o último debate.

Leia o regimento da eleição para a diretoria do DCE. Comunicações com a junta eleitoral podem ser feitas pelo e-mail juntadce2023@gmail.com. O regimento para as eleições dos delegados que representarão a UFMG no Conune está disponível neste link.

Chapas homologadas
Os trabalhos da junta eleitoral tiveram início no dia 17 de abril, ocasião em se encerrou oficialmente a gestão anterior, conforme informa o Instagram do DCE. Em 27 e 28 daquele mês, ocorreu a inscrição das chapas concorrentes, cuja homologação se deu no dia seguinte, 29. A campanha, por sua vez, começou no dia 1º de maio.

DCE
Chapa 1: Sementes de Marielle
Chapa 2: Ousadia para avançar!
Chapa 3: Um passo à frente: para mudar a UFMG
Chapa 4: Romper as fronteiras do possível
Chapa 5: Lutar e mudar as coisas
Chapa 6: Ocupar as ruas, conquistar o que é nosso!

Conune
Chapa 1: Sementes de Marielle
Chapa 2: Estudante que ousa lutar, constrói universidade popular!
Chapa 3: Um passo a frente

Chapa 4: Romper as fronteiras do possível
Chapa 5: Lutar e mudar as coisas
Chapa 6: Ocupar as ruas, conquistar o que é nosso!

Centro de Comunicação da UFMG