Estudos de Joseph Goldberger sobre pelagra são temas de aula aberta

20 de maio de 2019

Joseph Goldberger e seus estudos sobre a etiologia da pelagra será o tema da próxima aula da disciplina História da Medicina, promovida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento acontece nesta sexta-feira, 24 de maio, das 11h30 às 12h30, na sala s146, andar subsolo da Instituição. A participação é aberta ao público.

O professor convidado é o José Divino Lopes Filho, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG. Segundo ele, o objetivo é discutir os métodos de Joseph para provar a etiologia (estudo das causas) alimentar da pelagra. “A aula tem como pano de fundo a discussão sobre formulação e desenvolvimento da teoria sobre doenças por deficiências nutricionais”, destaca.

“Além de contribuir para a cultura científica dos estudantes, o tema tem como objetivo discutir o papel de teorias na produção de conhecimento no processo saúde-doença”, acrescenta o professor. Ele defende que é preciso compreender esse contexto da produção de conhecimento para melhorar o diálogo do cientista com a sociedade.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106