Evento aborda prática reflexiva e humanizada no ambiente hospitalar

07 de agosto de 2015

“A humanização é algo essencial ao ambiente hospitalar”. A afirmação é da professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciana Batista Nogueira, que recentemente organizou um evento sobre o assunto na unidade.

“O autoconhecimento e a maneira que os nossos alunos se relacionam com os pacientes e equipes multidisciplinares precisam ser pensados. São pontos como estes que melhoram o atendimento nos hospitais”, diz a professora. Para ela, o modo como o estudante que já passou pela experiência de estagiar em um ambiente hospitalar demonstra como ele vai se portar no mercado de trabalho.

IMG-20150709-WA0012

Foto: Luciana Batista

Direcionado aos alunos de Tecnologia em Radiologia da Faculdade, o “Seminário: Prática reflexiva e humanizada no ambiente hospitalar” contou com uma oficina aberta, em que os participantes puderam trocar experiências dos estágios; palestras sobre comunicação assertiva e como o profissional deve escutar uma crítica; e oficinas de arte, que proporcionaram o autoconhecimento do aluno.

O evento, realizado nos dias 8 e 9 de julho, teve a participação dos professores do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, Rodrigo Gontijo, Adriana de Souza Batista e Crissia Fontainha; da psicóloga e arte terapeuta, Carolina de Carvalho Santos; e do membro da Equipe do Programa de Humanização do Hospital das Clínicas, Alan Martins de Matos.