Evento comemora o 30° aniversário do Centro de Informática em Saúde

Equipe relembrou os feitos importantes do Centro e abordou suas perspectivas de futuro.


24 de novembro de 2022 - , ,


Equipe esteve reunida para celebrar a data. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

Esta semana o Centro de Informática em Saúde (CINS) da Faculdade de Medicina da UFMG completou 30 anos de atuação. Para comemorar a data, nesta quarta-feira, 23 de novembro, foi realizado um evento rememorativo com os ex- e atuais integrantes do Centro, ressaltando as  principais contribuições do CINS para a comunidade acadêmica. 

A diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, abriu o encontro destacando a essencialidade do setor, que utiliza a tecnologia em prol de toda a comunidade, auxiliando desde os estudantes até os demais servidores e setores. Também participou do evento o professor do Departamento de Clínica Médica, Ênio Pedrosa, que era diretor da Faculdade em 1992, quando o CINS foi criado.

Atualmente, o Centro desempenha um papel importante na administração dos laboratórios de informática da Faculdade, no desenvolvimento de sistemas administrativos e em outros serviços que utilizam a tecnologia da informação em ações de saúde. Para a coordenadora do CINS, professora Zilma Reis, o Centro aumentou sua abrangência nos últimos anos e agora atua, inclusive, na área da pesquisa. 

Um dos projetos citados pela coordenadora foi o aplicativo “Meu Pré-Natal”, que apoia gestantes com orientações sobre gravidez, parto e pós-parto. O app foi desenvolvido por uma equipe liderada pelo CINS e já possui mais de 350 mil downloads, com versões em português, inglês e espanhol. 

Além disso, o Centro também é o responsável pelo desenvolvimento de vários sistemas que integram os serviços da Faculdade, como a reserva de salas, o sorteio das matérias optativas e a tramitação de projetos de pesquisa. 

“O CINS teve uma grande atuação durante a pandemia. Foram 151 turmas criadas para 4.590 alunos, dentro e fora da UFMG”, conta a professora Zilma. 

Por fim, o coordenador de tecnologia da informação do Centro, Alexandre Nascimento, salientou a importância do CINS para a qualidade dos serviços oferecidos pela Faculdade. “Nosso papel é utilizar as ferramentas que temos para proporcionar aos servidores e professores a possibilidade de realizar um trabalho eficiente e de qualidade”, finalizou. 


Print Friendly, PDF & Email