Semana de Inovação em Saúde inicia nesse sábado

Programação na Faculdade aborda possibilidades de empreendedorismo e tecnologias voltadas para área da saúde

09 de agosto de 2019 - , , , ,

Arte: equipe Semana de Inovação

A tecnologia tem transformado o cotidiano e ampliado as possibilidades de atuação, inclusive em áreas da saúde. Para evidenciar esses avanços e apresentar as possibilidades nessa área, a Faculdade de Medicina da UFMG promove, pela primeira vez, a Semana de Inovação em Saúde, com ampla programação entre os dias 17 a 21 de agosto. A oportunidade, gratuita e aberta ao público, permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e profissionais junto às empresas de tecnologia, como startups que trabalham com prontuários e plataformas de ensino médico. As inscrições podem ser feitas online.

Arte: equipe Semana da Inovação. Clique para exandir

As atividades ocorrem em diferentes espaços da Faculdade, como Salão Nobre, saguão de entrada e rotatória, na área externa do campus Saúde (veja o mapa ao lado). O evento tem o intuito de proporcionar experiências com palestras relacionadas à tecnologia, inovação e empreendedorismo, que se dividem em temas como inteligência artificial, blockchain, big data, aparelhos de medir dados vitais e de neuroestimulação. Também haverá a Hackaline, uma competição em propostas de soluções para as filas de espera do Hospital das Clínicas da UFMG, com premiação em dinheiro, e a exposição de mais de 60 startups da área da saúde (Confira a programação completa).

Além disso, a Semana possibilita o contato com profissionais de diferentes áreas. Para um dos idealizadores do evento, o médico e mestrando em Neurociência do Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade, Yuri Machado, esse contato já no meio acadêmico é importante para entender as diferentes possibilidades de atuação do profissional.

“O mercado médico está cada vez mais escasso e aí entra as novas tecnologias para mudar a forma do trabalho. Assim, não se posicionar a essas mudanças é uma negligência. Para o aluno pode ser um primeiro contato ou aprofundamento do campo profissional que trabalha com essas tecnologias”, avalia.

Inovação e saúde pública

Outra atividade, que contará com transmissão online, é o Seminário de Inovação e Saúde Pública, que ocorre no dia 21, das 8h às 12h, no Salão Nobre. O objetivo é inspirar pessoas interessadas em empreender na área da saúde com enfoque no SUS, mas válido também para a rede particular. Para isso, participam representantes de órgãos com relevância na área, como da Coordenação de Pesquisa Clínica em Produtos para a Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, além de professores da Faculdade.

Arte: equipe Semana de Inovação

De acordo com o mestrando Yuri Machado, a tecnologia alinhada a soluções criativas possibilita a inovação na resolução de problemas habituais da área. “A saúde tem uma série de peculiaridades, então é importante que as pessoas de outras áreas também saibam sobre essas singularidades e ajudem a resolver os problemas. Por isso, esse evento é importante ao promover essa integração com áreas diferentes na busca de novas ideias e soluções dos problemas do dia a dia”, afirma.

Sobre o evento

A Semana é uma iniciativa da professora do Departamento de Saúde Mental, Débora Marques de Miranda e do professor do Departamento de Saúde Mental, Marco Aurélio Romano Silva. O evento tem o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da “venture builder” Saúde Ventures.

Confira alguns nomes confirmados para o evento:

Nome do evento: Semana de Inovação em Saúde
Data: 17 a 21 de agosto de 2019