Evento marca Semana da Saúde Mental na UFMG

07 de maio de 2013

Como parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o campus Pampulha vai abrigar, de 13 a 17 deste mês, a Semana da Saúde Mental e Inclusão Social. Os eventos vão acontecer no auditório da Reitoria e na Praça de Serviços.

Promovidas pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme) da UFMG, as atividades vão reunir estudantes, professores, profissionais, usuários da rede de serviços de saúde mental, seus familiares e os amigos da reforma psiquiátrica em torno de palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. O objetivo é sensibilizar e informar sobre a importância da inclusão das pessoas em situação de sofrimento mental nas múltiplas relações sociais e comunitárias, em plena interação com a cidade.

A conferência de abertura será da professora italiana Bruna Zani, psicóloga comunitária da Universitá degli Studi de Bologna (Unibo), com participação de delegação italiana composta pelo diretor dos Serviços de Saúde Mental, Angelo Fioritti, profissionais de saúde, usuários e seus familiares.

A participação de profissionais estrangeiros na Semana da Saúde Mental e Inclusão Social é parte da proposta de intercâmbio de experiências vivenciadas na Itália e no Brasil acerca da reabilitação psicossocial. O grupo se intitulou Bela Bologna – Belo Horizonte.

Também em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a equipe do Pasme participará, no dia 16, do Desfile da Luta Antimanicomial, organizado em Belo Horizonte há 16 anos pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam), em parceria com a rede de serviços substitutivos. Militantes e simpatizantes da causa antimanicomial sairão da Praça da Liberdade às 14h para percorrer a região central da cidade, ao som da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam, simbolizando sentimentos fundamentais para a luta: liberdade e alegria. Este ano, a marcha terá como tema Resistência e como lema Se não nos deixam sonhar, nós não os deixaremos dormir. O samba-enredo será Psiu, psiu, estou ouvindo vozes.

Pasme

O Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme) foi criado em 2011, com base na Lei Federal Paulo Delgado, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental” (Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001). O programa visa estimular e gerar parâmetros de formação que contemplem a atual política de saúde mental e reforma psiquiátrica.

O Pasme é formado por professores e estudantes de graduação dos cursos de Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional e Enfermagem da UFMG, e funciona como uma rede, em articulação com diversos projetos da Universidade relacionados à saúde mental, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Entre outras atividades regulares, o programa tem realizado rodas de conversas, eventos, oficinas e cursos interdisciplinares sobre questões relacionadas aos portadores de sofrimento mental. O Pasme trabalha em parceria com a Asussam, instituição militante da causa antimanicomial composta por cidadãos em situação de sofrimento mental.

13 de maio, segunda-feira

9h – 11h30

Caminhada Antimanicomial Bela Bologna – Belo Horizonte

Trajeto: Moradia Universitária – Igreja da Pampulha – Centro de Convivência Pampulha – Mineirão – Campus Pampulha UFMG

16h – 18h

Inscrições e distribuição de material

Local: Saguão da Reitoria

18h – 19h

Apresentação Nóiseosamba: Um Discurso Amoroso na Canção

19h – 20h30

Abertura da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social

Mesa institucional

Conferência Saúde mental e comunidade – Professora Bruna Zani

14 de maio, terça-feira

9h – 10h

Palestra Os serviços de saúde mental italianos

Mesa: Doutor Angelo Fioritti e professora Maria Stella Goulart

10h – 11h30h

Roda de conversa Compartilhando experiências na atenção à saúde mental

13h30h – 14h

Apresentação musical do Persona Grata

Centro de Convivência Providência

14h – 16h

Roda de conversa Formação em saúde mental

Centros de Convivência de BH, Políbio José de Campos, professor Itamar Sardinha Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG, Asussam, Pasme, Selex, Departamento de Saúde Mental da UFMG

16h30 – 18h

Oficina de grafite Selex

15 de maio, quarta-feira

9h – 16h

Feira de artesanato da Suricato

11h-12h

Oficina de Rodas para a Inclusão, com Liliane Arouca

Trajeto: Fafich – Praça de Serviços

12h30 – 14h

Espetáculo teatral do Sapos e Afogados: Frog sound – Isso não é um sorvete

14h – 16h

Oficina de dança Psiu, psiu: estou ouvindo vozes e dançando!

Local: Praça de serviços

16h-19h

Oficina de confecção de fantasias para o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Local: Arena da Fafich

18h – 20h

Roda de conversa com familiares – Professora Regina Celi (Pasme)

16 de maio, quinta-feira

9h-12h

Saída dos ônibus para o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir!

Concentração: Praça da Liberdade

17 de maio, sexta-feira

9h – 9h30

Um café com Thereza Portes e os jovens da ONG Undió