Evento sobre conflitos territoriais e Saúde Coletiva reuniu academia e movimentos sociais

01 de dezembro de 2021 - , , , , ,

Nos dias 29 e 30 de novembro, a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da UFMG (LiASC) promoveu jornada acadêmica que contou com participação de professores, estudantes e representantes de movimentos sociais. Foram discutidos temas como conflitos territoriais urbanos, extrativismos e determinação social dos processos saúde-doença.

O evento foi transmitido via Youtube e os dois dias de debates estão disponíveis online.

No primeiro dia, a mesa “Conflitos territoriais urbanos e determinação social dos processos saúde-doença e morte” teve a participação da professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade de Medicina, Elis Borde; da arquiteta e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Letícia Notini; do cineasta e coordenador nacional do MLB, Edinho Vieira; e do estudante do 8º período de Medicina da UFMG e coordenador da LiASC, Edgard Oliveira, que moderou o debate.

Já o segundo dia de evento abordou o tema dos extrativismos. Participaram professor da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Damián Verzeñassi; a advogada e indígena do povo Pataxó, Julliana Correia; o professor do MPS, Tarcísio Pinheiro; com moderação do estudante do 8º período de Medicina da UFMG e outro coordenador da LiASC, Bruno Papp.

O segundo dia do evento foi marcado pelo lançamento do pôster Corpo-Território, em versão traduzida para o português pela LiASC. O material educativo analisa 10 atividades extrativas e descreve impactos para a saúde humana. A versão original, em espanhol, foi produzida pelo Instituto de Salud Socioambiental da Universidad Nacional de Rosario, em 2021, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Mais informações e o arquivo original podem ser acessados no site da Fundação

Assista à integra do evento:

Dia 1:

Dia 2: